???iracessibilidade???

DISCENTE: CARLOS AUGUSTO FONSECA DIAS
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS POR INTERMÉDIO DO GNUPLOT COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Gnuplot, Simulações computacionais, Ensino de Física, eletrostática, Aprendizagem significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta didática de utilização de simulações computacionais no Ensino de Física, objetivando o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, tendo como público alvo professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Nesta dissertação são apresentadas atividades aplicadas de simulações computacionais por intermédio do software gnuplot como recurso didático para o ensino de Física. A teoria educacional relevante aplicada neste trabalho é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O Produto Educacional desenvolvido neste trabalho e que acompanha esta dissertação, foi elaborado com o propósito de torná-lo um material Potencialmente Significativo e consiste em três simulações que podem ser utilizadas pelos professores do terceiro ano do Ensino Médio para visualizar Força elétrica, Campo elétrico e Potencial elétrico. Cada uma dessas simulações tem por objetivo facilitar o processo ensino-aprendizagem por meio de estímulos a curiosidade do aluno, despertando o interesse desse aluno, pelo conteúdo ministrado, através da utilização da tecnologia. O Produto Educacional a ser desenvolvido neste trabalho deverá mostrar a eficácia ao que se propôs, aumentando consideravelmente o interesse e o entendimento dos alunos pelo conteúdo ministrado.
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ