???iracessibilidade???

DATA: 01/11/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET/UFMA
TÍTULO: O ENSINO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ARDUINO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Robótica Educacional. Arduino.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O Ensino da Física no âmbito do ensino básico possui uma série de problemas identificados por muitos estudiosos, que vai desde a formulação dos conteúdos trabalhados nesta etapa, passando pela falta de motivação dos discentes e profissionais sem formação para lecionar Física, até chegar à falta de estruturas físicas apropriadas e de laboratórios equipados, com pessoas capacitadas para operar todos os equipamentos. O cotidiano das aulas de física se limita a apresentar conteúdos programados e resolver exercícios, levando aluno a entender, de forma equivocada, que a física é uma matemática contextualizada. Com tudo isso, os professores devem procurar novas ferramentas e estratégias de ensino, aliando a tecnologia com a educação, no intuito de motivar o aluno a produzir conhecimento e despertar o interesse de chegar mais além. Pensando nisso, a pesquisa relatada nesse produto educacional, tem como objetivo utilizar a Robótica Educacional como instrumento facilitador para o ensino da Cinemática para o primeiro ano do Ensino Médio da Escola Sotero dos Reis, na cidade de São Luis, no estado do Maranhão. Para tanto, esta pesquisa baseia-se nas ideias de Piaget e Vygotsky (Construtivismo), Ausubel (Aprendizagem Significativa) e Parpet (Construcionismo). Assim, tentamos diminuir as dificuldades na aprendizagem ao conteúdo proposto através de uma sequência didática de atividades com a utilização da robótica educacional a partir da programação de Arduíno e utilização do aplicativo Phyphox para a obtenção dos resultados, tendo como foco principal os conteúdos da Cinemática.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS