???iracessibilidade???

DATA: 01/11/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET/UFMA
TÍTULO: O ENSINO DO EFEITO DOPPLER ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ARDUINO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da informação. Robótica educacional. Ensino básico.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no ensino de Física debruça-se sobre a problemática acerca da metodologia do ensino de Física, atacando o estereótipo de uma disciplina chata, tediosa e difícil. Contempla a utilização de conteúdos digitais multimídia no processo de ensino-aprendizagem bem como sua influência na mudança nas práticas do professor. Apresenta-se uma reflexão sobre as novas modalidades de leitura e escrita potencializadas nos ambientes virtuais interativos e como esses processos podem ser sistematizados para a sala de aula. Perpassa pelas teorias do Ensino por Investigação – de John Dewey, e da Aprendizagem significativa, de David Ausubel. O objeto de estudo desse trabalho versa sobre a aplicação da robótica com o uso de arduino e de aplicativos para celular para o ensino do Efeito Doppler, em Física, para alunos do Ensino Médio. Pretende-se refletir sobre a utilização de ferramentas tecnológicas para uso pedagógico, permitindo aos estudantes maior acesso às informações exploradas em ambiente escolar. A pesquisa a ser realizada pretende fornecer suportes teóricos para a reflexão sobre questionamentos tais como: ‘como promover, na prática, a integração dos recursos da robótica com a sala de aula?’ Ao mesmo tempo em que se desenvolvem estudos sobre a construção de metodologias e abordagens coerentes com a realidade do estudante, pois tendo em vista a nova realidade social que hora presenciamos, somos levados a pensar em estratégias que possibilitem transpor o patamar do ensinar com a tecnologia, para, efetivamente, propor táticas de ensino na tecnologia. Devemos ultrapassar o debate da inserção para começar a refletir sobre os processos que levem à integração dessa ferramenta material e simbólica no contexto educacional. Os diversos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de possibilitar novas formas de comunicação, geram novas formas de produzir conhecimento.
Interno - 1165301 - CARLOS ALBERTO CARNEIRO FEITOSA
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO