???iracessibilidade???

DISCENTE: MARCUS ANDREY MOREIRA VIANA
DATA: 01/11/2019
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA FÍSICA RELATIVÍSTICA PELA TEORIA DE AUSUBEL E COM UMA ABORDAGEM EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: ...
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho procuramos comentar num forma bem didática e de matemática bem acessível os tópicos mais relevante para a relatividade de Galileu e da relatividade especial. Levando sempre em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim sendo mostramos como houve a transição da teoria Clássica para a teoria Moderna, como era observado espaço na Clássica e como ficou na Teoria Moderna que unificou o espaço com quatro dimensões, isto é três dimensionais e uma temporal. Mostrando por aluno que podemos ancorar os conceitos ja adquiridos por ele em sistemas de referências inerciais com as transformações de espaço e de velocidade de Galileu e que com isto para o caso de velocidades acima de 1% da velocidade da luz podemos inserir para ele os conceitos de de transformada de Lorentz-Fitzgerald para se corrigir coordenadas espaciais. Daí mostrando ao aluno que nestes casos teremos efeitos de contração do espaço e dilatação do tempo. Façamos aqui neste trabalho demonstrações usando caso bem familiares como de viagens espaciais e com demonstrações algébricas e geométricas simples para mostrar o fator de Lorentz-Fitgerald e as correções de intervalo de tempo. E passando por mapas conceituais proposto por este trabalho para em esquema gráfico evidenciar ao aluno as conexões entre os conceitos mais significativos da Teoria Clássica Galileu e a evolução quando tratamos da necessidade de uma teoria mais completa para explicar a nova Física Moderna. E também propomos um aplicativo para computador como meio de se usar a tecnologia de informação para tentarmos apurar ainda mais este reforço do aprendizado já bastante incisivo usando a teoria de aprendizado de David Ausubel e de Novak.
Presidente - 2255219 - GABRIEL ALVES MENDES
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO