???iracessibilidade???

DISCENTE: MOISÉS SILVA MOTA
DATA: 12/11/2019
LOCAL: Auditório 1 do CCET/UFMA
TÍTULO: PODCAST COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Podcast. TICs. Aprendizagem significativa. Metodologia alternativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O Podcast é uma emissão pública descarregada segundo uma demanda, dessa forma obtendo informação em formato de áudio, que traga conteúdo com significado para o receptor. Também possui características inovadoras no processo de comunicação que se utiliza das novas tecnologias. Tomando como base o ensino, ela se apresenta como um processo midiático que emerge a partir da produção de arquivos de áudio, uma combinação de áudio, imagens e vídeos. Essa ferramenta juntamente com a radiodifusão veio desafiar nosso pensamento sobre comunicação social e ensino, proporcionando situações dinâmicas de ensino aprendizagem numa relação entre recursos tecnológicos e princípios físicos como aliados, que envolvam a participação, o interesse, a percepção e a curiosidade sobre os conteúdos abordados. Deste modo, o objetivo dessa dissertação é apresentar o podcast como recurso metodológico alternativo para o ensino de física no Ensino Médio. Neste sentido, para a fundamentação teórica teve-se como destaque o processo de produção, avaliação, investigação da aprendizagem dos alunos, obtendo como suporte teórico como base em vários autores destacando Moreira, 2014, e Valente, 1999, vários artigos de publicação e sites relacionados ao tema de podcast, que utilizamos como técnica e procedimento de pesquisa a produção de podcast, em especial áudiocasts em formato MP3, com uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) de forma roteirizada e diagnosticada. Os resultados da pesquisa apontam que essa ferramenta atua de forma muito relevante na evolução da aprendizagem dos estudantes e também professores, demonstrando a ação de gerenciar o processo de ensino-aprendizagem e o conhecimento mais construtivo e sólido. Sendo assim, este trabalho revelou ser potencialmente significativa para esses alunos proporcionando uma relação mais dinâmica entre os processos de evolução tecnológica educacionais para uma aprendizagem ativa e significativa na compreensão das leis de Newton e suas aplicações cotidianas, atingindo a direção pretendida na análise do produto educacional dos itens colocados e adaptados, alcançando graus variados de percepção e comprometimento de ensino aprendizagem tanto por parte dos alunos como do professor.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA