???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO MARCOS ALVES DA SILVA
DATA: 22/11/2019
LOCAL: Auditório 1 do CCET/UFMA
TÍTULO: CARTILHA DIDÁTICA: aplicações práticas dos princípios físicos na forma de perguntas geradoras como ferramenta didática utilizada por professores no âmbito da Educação Escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Produto Educacional. Ensino de Física. Recursos Didáticos. Docência.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente trabalho, denominado “ CARTILHA DIDÁTICA: aplicações práticas dos princípios físicos na forma de perguntas geradoras como ferramenta didática utilizada por professores no âmbito da Educação Escolar, vinculado ao: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação da UFMA, teve como público alvo os professores da Educação Básica, mais especificamente os que lecionam no Ensino Fundamental. Tem como Objetivo Principal elaborar um produto educacional que possa contribuir com o trabalho do professor em sala de aula e, consequentemente, com a melhoria da aprendizagem. Além disso, os objetivos específicos consistem em analisar a importância do estudo da disciplina de no ensino fundamental e seu papel na formação de cada aluno enquanto estudante e cidadão; Analisar o senário da sala de aula tendo como plano de fundo o professor, sua formação, sua importância social, valorização profissional, seus desafios e a interação com os discentes; Analisar a interação e a importância dos recursos tecnológicos e didáticos aplicados por professores de Física em suas aulas; Analisar a partir dos resultados de uma pesquisa feita com alunos e professores de alguns das escolas públicas municipais da cidade de Imperatriz, quais são alguns dos desafios e possíveis soluções que possam proporcionar uma melhoria do ensino de física no ensino fundamental. A metodologia adotada consiste, primeiramente, em uma pesquisa de campo composta de dois questionários, ambos com questões objetivas destinadas a ouvir a opinião de professores e alunos das escolas públicas municipais de Imperatriz sobre temas relacionados ao conteúdo de Física, e paralelamente, uma pesquisa bibliografia à livros, artigos, revistas, sites, etc, a respeito do tema abordado. Para atingir os objetivos traçados buscou-se as contribuições de autores como Piaget (1977), Paulo Freire (1988), Ausubel (1978), Gadotti (1999), Augusto Cury (2003), entre outros. A análise vem mostrando, até o presente momento, que a maioria dos estudantes do 9º ano das escolas públicas municipais de Imperatriz não têm muito o costume de estudar os conteúdos de Física antes que o professores os apresente em sala de aula, fato este que poderia agilizar o trabalho docente, além de possibilitar aos estudantes uma noção prévia dos principais conceitos. Isto mostra que de fato o produto educacional aqui idealizado pode, sim, contribuir com a aprendizagem.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA