???iracessibilidade???

DISCENTE: PEDRO HENRIQUE LINDOSO COELHO
DATA: 18/12/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET/UFMA
TÍTULO: USO DA REALIDADE AUMENTADA E O QR CODE COM O AUXILIO DO APLICATIVO AR CIRCUITS 4D PHYSICS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISICA: UMA SEQUECIA DIDATICA PARA CIRCUITOS ELETRICOS
PALAVRAS-CHAVES: AR Circuits 4D Physics, Tecnologia da informação e comunicação, QR code, Ensino de Física, Aprendizagem significativa
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O grande avanço com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, junto com o uso de dispositivos moveis entre crianças e jovens, estão crescendo bastante no Brasil e principalmente em sala de aula. O uso de QR code nas salas de aula podem potencializar as aulas e auxiliar o professor de diversas maneiras, entre elas é a possibilidade de estender um tópico que foi ministrado em sala de aula em qualquer ambiente da preferência do aluno utilizando apenas cartões de QR code e um Smartphone. Nesta dissertação são apresentadas atividades aplicadas na montagem de circuitos elétricos por intermédio do aplicativo AR Circuits 4D physics, junto com os cartões de QR code como recurso didático para a melhoria do ensino aprendizagem de Física. A base teórica educacional do referente trabalho e aplicada de forma significativa é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Sobre Produto Educacional desenvolvido neste trabalho e que acompanha esta dissertação, foi elaborado com o propósito de torná-lo um material Potencialmente Significativo e consiste na montagem de circuitos elétricos na forma de sequência didática, usando a realidade aumentada com o uso smartphone e o aplicativo que podem ser utilizadas pelos professores do terceiro ano do Ensino Médio para analisarem e visualizarem por meio da realidade aumentada, a corrente elétrica que passa pelos dispositivos elétricos de circuitos, medir tenções elétricas, aplicação direta da lei de Ohm, à eletroeletrônica, magnetismo, acústica, óptica e mecânica e manipulações de outros elementos de circuitos elétricos. As montagens dos circuitos usando os cartões de QR code facilitam o processo ensino-aprendizagem por meio de estímulos a curiosidade do aluno, despertando o interesse desse aluno, pelo conteúdo ministrado, através da utilização da tecnologia informação e comunicação.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO