???iracessibilidade???

DISCENTE: ALLAN JORGE BATISTA FERREIRA
DATA: 26/12/2019
LOCAL: Sala de aula do PROFIS - CCET/UFMA
TÍTULO: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E EM REALIDADE AUMENTADA SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Realidade Aumentada; Arduíno; transformação de energia; rastreador solar; física moderna e contemporânea.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho apresentamos a elaboração de um experimento sobre o Efeito Fotoelétrico, associando e utilizando as tecnologias de realidade aumentada (RA) e Arduíno, a Realidade Aumentada (RA), pode promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Assim, este trabalho objetiva a construção de um experimento o rastreador solar e analise do efeito fotoelétrico e os conceitos relacionados a transformação de energia e aplicação do RA a educação, baseado nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Com base nas TICs, percebe-se que o principal impulsionador para o uso da RA é auxiliar na compreensão dos conteúdos ensinados, bem como na motivação dos estudantes. Com o surgimento das TICs tem-se vislumbrado mudanças e progressos nos métodos tradicionais de ensino. O Arduino com a utilização de sensores associado ao experimento potencializa a capacidade dos alunos em aprender programação e uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, em especial os da física moderna e contemporânea.
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Interno - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS