???iracessibilidade???

DISCENTE: FRANK HERIK VALENTE SILVA
DATA: 17/01/2020
LOCAL: Auditório II do CCET
TÍTULO: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCACIONAL, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE TOPICOS DE ELETRODINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Teorias da Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Experimentação; Eletrodinâmica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação dos resultados de um material educacional, duas sequências didáticas, sobre conteúdos de eletrodinâmica. O estudo foi realizado com uma turma de 42 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada em um bairro de classe média de São Luís - Maranhão. O Material educacional foi fundamentado nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nas orientações para elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira e em resultados de pesquisas sobre tipos de experimentação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo do professor, escritos produzidos pelos alunos, discussões, avaliações de conteúdos e questionário. A análise dos dados teve enfoque qualitativo.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1707924 - KARLA CRISTINA SILVA SOUSA