???iracessibilidade???

DISCENTE: GYULIANNA PINHEIRO RIBEIRO
DATA: 14/02/2020
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO USANDO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos campos conceituais. Invariantes operatórios. Sequência de ensino investigativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ensino de Física
RESUMO: O trabalho proposto aborda de forma objetiva os conceitos referentes à Física sobre a movimentação dos corpos celestes e suas causas por base do conteúdo - As Leis de Kepler, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1990), como um instrumento para o planejamento juntamente com a metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para a análise das atividades de intervenção didática. A pesquisa foi realizada com os estudantes da 1ª série do ensino médio, no C. E. Professor Barjonas Lobão, na cidade de São Luís - MA, onde foram acompanhadas todas as trajetórias de aprendizagem dos conceitos e da identificação de indícios de invariantes operatórios da TCC, nas diversas situações potencialmente favoráveis tais como: atividades demonstrativas das leis, apresentação de maquetes, mapas conceituais e oficina de lapbook. Para as análises das situações utilizou-se a taxonomia SOLO que permite analisar e classificar o nível de aprendizagem dos discentes com relação aos conceitos apresentados pelos mesmos. Os resultados evidenciaram que é possível para o professor, a partir da teoria e da metodologia utilizada, traçar estratégias de ensino-aprendizagem, que desafiam os alunos a pensar e buscar soluções e explicações mais desenvolvidas e elaboradas para os fenômenos que analisam.
Interno - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA
Presidente -  FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES