???iracessibilidade???

DISCENTE: UANSER MENDONCA EMMA EZEANOWAI
DATA: 05/02/2020
LOCAL: Sala de aula do PROFIS - CCET/UFMA
TÍTULO: O ESTUDO DA ASTRONOMIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: percepção e experiência com foguetes
PALAVRAS-CHAVES: Astronomia, Astronáutica, Ciências, Física, Foguete, Sequência Didática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a aplicação de uma sequência didática fundamentada na utilização de objetos de aprendizagem, para trabalhar conceitos astronômicos, com foco direcionado na aprendizagem sobre lançamento de foguetes. Esse trabalho será executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I localizada em São Luís do Maranhão. Serão ministradas aulas aos sábados em ambientes como a sala de aula, auditório e o pátio da escola, demonstrando, simulando, observando e investigando por meio de modelos didáticos os movimentos da esfera celeste e sua relação com o movimento dos foguetes. Para coleta de dados foram aplicados dois questionários utilizando a plataforma “Google forms”. Essa análise tem como intuito direcionar o discurso que os alunos possuem a respeito da Astronomia e suas concepções alternativas, tais como: As estações do ano devido à aproximação e afastamento da Terra ao Sol; O sistema geocêntrico e heliocêntrico; O Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Os alunos terão uma palestra com o professor Dr. Antônio Pinto Neto sobre Astronomia, com o objetivo de sanar suas principais dúvidas e de ampliar os seus conhecimentos a respeito do tema. Estas e outras concepções serão trabalhadas na sequência didática, objetivando ao final de sua aplicação obter resultados satisfatórios que irão validar a utilização dos recursos didáticos produzidos e utilizados pelos estudantes.
Presidente - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO