???iracessibilidade???

DISCENTE: AJAX WELLINGTON PARENTE ROSAS
DATA: 16/07/2020
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO ABORDADOS COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Tópicos do Eletromagnetismo. Experimentos de baixo custo. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Atualmente, observa-se que na literatura encontram-se muitas pesquisas sobre formas e metodologias que propõem a facilitação do aprendizado nas escolas. Todavia, boa parte dessas pesquisas são direcionadas para o uso de tecnologias que precisam da utilização de computadores, tabletes e smartphones. Nesse ponto, ocorre um equívoco em relação a realidade de muitas escolas brasileiras e ao uso de tais tecnologias porque, principalmente no interior do país, muitos professores não têm material básico para ministrarem suas aulas. Dessa forma, é necessário que se façam pesquisas no campo do ensino e aprendizagem com o uso de materiais acessíveis para os professores e alunos, mas que proponham uma aprendizagem formal com cunho científico ou de iniciação científica para os aprendizes. Nesse sentido, o presente trabalho propõe a implementação de uma Sequência Didática (SD) para aplicação em sala de aula que se utiliza de materiais de fácil acesso e de baixo custo aos professores e alunos. Com o objetivo de proporcionar uma mudança na realidade do ambiente escolar, este estudo buscou transformar fenômenos físicos em conteúdos interessantes saindo do âmbito conceitual para a praticidade do experimental, permitindo assim, a construção do conhecimento de forma significativa que insere o aluno no contexto da discussão de forma efetiva. Assim, a aprendizagem caracterizada pela interação entre conhecimentos prévios e os novos conhecimentos alcançaram um significado maior nas estruturas cognitivas dos alunos. Em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em um estudo de caso, em um ambiente de uma escola pública estadual, aplicou-se uma sequência didática de dez encontros, utilizando atividades diversificadas que envolveu questionários para avaliação dos conhecimentos prévios até experimentos com materiais de baixo custo. Na abordagem, preocupou-se em esclarecer os fenômenos magnéticos em diferentes contextos e suas relações com o nosso cotidiano. Dessa forma, após a aplicação da sequência didática aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, constatou-se que as atividades possibilitaram o exercício dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, para uma aprendizagem significativa relacionada ao Eletromagnetismo. Além disso, a avaliação, que é parte essencial do processo de ensino e aprendizagem, foi realizada ao longo de todo o trabalho e sempre considerando as respostas dos educandos, conforme alcançavam os objetivos pedagógicos propostos. Como resultado, expõe-se gráficos com a avaliação diagnóstica sobre o Eletromagnetismo, textos produzidos pelos alunos que refletem as avaliações formativas e fotos que demonstram a participação efetiva dos alunos na montagem e exposição dos experimentos confeccionados durante o desenvolvimento da sequência didática. Com o exposto, nos permite avaliar que este trabalho alcançou seu objetivo e contribuiu para uma participação efetivas dos discentes participantes na construção do conhecimento e os conduziu a uma aprendizagem significativa dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais sobre tópicos do Eletromagnetismo.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - CLAUDIO REJANE DA SILVA DANTAS - URCA