???iracessibilidade???

DISCENTE: JOSE ALVINO SOUSA FERREIRA
DATA: 22/07/2020
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO PARA ESTUDO DA DIFRAÇÃO DA LUZ UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática – Difração – Experimentos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Para alunos do ensino médio “Física é difícil”, e quando tratada sem contexto e clareza passa despercebido para o aluno a beleza da ciência. O presente trabalho visa Auxiliar professores do Ensino Médio de Física produzindo uma Sequência Didática utilizando materiais alternativos para estudo da Difração da Luz, que é pouco abordado pelos livros didáticos sendo que algumas vezes é citada dentro do ensino de Óptica da segunda série do Ensino Médio, outras vezes nas aulas de Ondulatória, ou ainda no Eletromagnetismo da terceira série, tudo de maneira pouco abrangente. Por outro lado, a escolha de uma Sequência Didática ocorreu devido a uma identificação com a abordagem prática de ensino durante as aulas do mestrado. Iniciando -se com o desenvolvimento de um Mapa Conceitual para estabelecer os conhecimentos prévios necessários para o desenvolvimento do tema, aula expositiva sobre Difração, desenvolvimento de experimentos, avaliação durante suas etapas de execução e pesquisa de satisfação para apreciação da metodologia utilizada durante a pesquisa. A proposta descrita aqui baseia se nos princípios da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira com culminância em: montagem e aplicação de experimentos em difração da luz por um fio de cabelo; rede de difração com CD e DVD descartado; produção de cartazes e gravação de vídeo utilizando celular como suporte do ensino-aprendizagem em Difração. A aplicação da pesquisa e desenvolvimento dos experimentos foi realizada com alunos de duas turmas de terceira série em uma escola de Ensino Médio estadual, situada na capital do Estado do Maranhão. Para a coleta de dados analíticos, considerou-se a utilização de testes e anotações de registros sobre a aplicação do trabalho. Os resultados quantitativos obtidos, 239 acertos contra 231 erros nos garantiram êxito na aprendizagem significativa. A aceitação da Sequência Didática obteve bons resultados durante avaliação qualitativa uma vez que a sequência didática constituiu uma modalidade diferente na abordagem do conteúdo.
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Externo à Instituição - EDVAN MOREIRA - UEMA