???iracessibilidade???

DISCENTE: MARCUS ANDREY MOREIRA VIANA
DATA: 21/07/2020
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA FÍSICA RELATIVÍSTICA PELA TEORIA DE AUSUBEL E NOVAK
PALAVRAS-CHAVES: relatividade especial, relatividade de galileu, mapa conceitual, Ausubel, tecnologia da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Neste trabalho procuramos comentar de uma forma didática e matematicamente acessível os tópicos mais relevantes para a relatividade de Galileu e da relatividade especial. Levando sempre em conta a aprendizagem significativa de David Ausubel e com a colaboração dos mapas conceituais de Novak. Assim pode ser mostrado ao aluno como foi a transição da teoria Clássica para a teoria da Relatividade Moderna, como era observado o conceito de espaço na Clássica e como ficou na Teoria da Física Moderna que unificou o espaço como uma das quatro dimensões, isto é, três dimensões espaciais e uma temporal. Nesse sentido, é mostrado ao aluno que podemos ancorar os conceitos já adquiridos em sistemas de referências inerciais, através das transformações de espaço e de velocidade de Galileu e que com isto para o caso de velocidades acima de 1% da velocidade da luz podemos inserir os conceitos de transformada de Lorentz-Fitzgerald com intuito de considerar os efeitos relativísticos nas coordenadas espaciais. Nestes casos, teremos efeitos de contração do espaço e dilatação do tempo. Paralelamente a esses efeitos, abordaremos aplicações e exercícios familiares aos alunos, como viagens espaciais, movimento ou lançamento de satélites com demonstrações algébricas e geométricas simples para mostrar o fator de Lorentz-Fitzgerald e as correções de intervalo de tempo. Também estamos fazendo a proposição de o professor utilizar os mapas conceituais de Novak não apenas para facilitar a aprendizagem, mas utilizaremos também para exercício de fixação de conceitos e um modo de avaliar o nível de aprendizados dos alunos fizemos um pequeno procedimento para isto. Os mapas conceituais como será proposto por este trabalho possui um esquema gráfico ao aluno, evidenciando as conexões entre os conceitos mais significativos da Teoria Clássica da Relatividade de Galileu e a teoria associada a nova Física Moderna.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO