???iracessibilidade???

DATA: 26/04/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: DECAIMENTOS RADIOATIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Decaimentos radioativos; Zona de desenvolvimento proximal; Aprendizagem significativa; Sequência didática
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Esta dissertação propõe uma investigação sobre a eficácia de uma sequência didática focada em decaimentos radioativos, considerando a aplicação conjunta dos princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O estudo busca promover uma compreensão mais profunda e significativa dos processos radioativos entre os estudantes. A ZDP de Vygotsky é utilizada como uma lente para entender o potencial de aprendizado dos alunos, reconhecendo que eles podem alcançar um nível de compreensão maior quando são apoiados por um instrutor ou por seus pares. Por outro lado, a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel destaca a importância da integração do novo conhecimento com as estruturas cognitivas prévias dos alunos para uma aprendizagem mais eficaz. A sequência didática proposta foi cuidadosamente elaborada, incorporando atividades que estimulam a reflexão individual e a construção coletiva do conhecimento sobre decaimentos radioativos. Durante o processo, os alunos serão desafiados a aplicar conceitos abstratos em contextos do mundo real, facilitando a internalização e a retenção do conhecimento. A pesquisa envolve uma metodologia mista, combinando análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos por meio de instrumentos de avaliação específicos. Espera-se que os resultados demonstrem não apenas a eficácia da sequência didática proposta, mas também insights sobre como os princípios da ZDP de Vygotsky e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel podem ser integrados em consonância para promover uma aprendizagem mais significativa e duradoura em contextos educacionais.
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ
Interno - 1707924 - KARLA CRISTINA SILVA SOUSA