???iracessibilidade???

DISCENTE: PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem Matemática. Estatística. Ensino. Aprendizagem. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa com enfoque didático-pedagógico em Modelagem Matemática, fazendo uso das cinco etapas da modelagem sugeridas por Burak e Aragão (2012), como suporte para a construção de sequências didáticas utilizadas na fase de intervenção. Cujo objetivo foi analisar o uso didático da Modelagem Matemática na resolução de problemas de Estatística aplicados aos alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís, MA. Para fundamentar as discussões teóricas sobre o assunto foram utilizados os estudos de Barbosa (2004); Almeida, Silva e Vertuan (2012); Burak e Aragão (2012); Ribeiro (2012); Meyer, Caldeira e Malheiros (2013); Bassanezi (2016); Biembengut (2016); Biembengut e Hein (2016); Alencar e Bueno (2017). Foi uma pesquisa qualitativa de intervenção, destinada às reflexões teóricas sobre a apropriação de conceitos das medidas de tendência central e de dispersão, bem como a aplicação dessas medidas na resolução de problemas estatísticos. Os resultados revelaram que os discentes se apropriaram dos conceitos trabalhados. Assim como, das atividades estatísticas desenvolvidas em sala de aula. Observouse também que essa metodologia permitiu-lhes desenvolver novas heurísticas de resolução, promovendo dessa forma, aprendizagem do objeto de estudo.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA