Banca de DEFESA: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO
2020-08-04 15:52:11.481
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO
DATA: 04/09/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A TECNOLOGIA MÓVEL COMO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista. Tecnologias Móveis. Aplicativos
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo refere-sesobre a utilização da tecnologia móvel para auxiliar no
desenvolvimento de habilidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Desta
forma, nos indagamos: Como as tecnologias móveis podem ser integradas na
formação do professor para desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de
alunos com Transtorno do Espectro Autistada Sala de Recurso Multifuncionalna UEB
João de Souza Guimarães? Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a
tecnologia móvel como apoio didático-pedagógico aos professores de alunos com
Transtorno do Espectro Autista da Sala de Recurso Multifuncional na Unidade de
Educação Básica João de Souza Guimarães. A investigação apresenta, ainda, os
objetivos específicos, entre eles: verificar como ocorre processo de ensino e
aprendizagem dos alunos autistas da Sala de Recurso Multifuncional da escola
pesquisada; mapear os recursos pedagógicos que estão sendo utilizadas pelos
professores para o trabalho com alunos autistas; elaborar estratégias de intervenção
com o uso de tecnologias móveis utilizando aplicativos já existentes com os alunos
com TEA; construir um E-book com estratégias que irão auxiliar na utilização de
aplicativos como ferramenta para mediar o processo didático-pedagógico dos alunos
com Transtorno do Espectro Autista. A nossa pesquisa se estrutura nos
procedimentos da pesquisa-ação crítica e os instrumento e técnicas de coletas de
dados utilizados, foram: observação não participante, observação participante,
questionário preliminar, questionário com os pais, questionário com professora e
questionário com os alunos com Transtorno do Espectro Autista. Os sujeitos da
pesquisa consistem em uma professora da Sala de Recurso Multifuncional, quatro
alunos com Transtorno do Espectro Autista e seus respectivos responsáveis. O local
da pesquisa foi a Unidade de Educação Básica João de Souza Guimarães, localizada
na cidade de São Luís MA. Os resultados obtidos permitem concluir que a tecnologia
móvel é pontecialmente uma estratégia educativa motivadora, dinâmica e atraente no
processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista,
bem como, auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos quais os alunos
necessitam para melhorara aprendizagem. Conclui-se, portanto, a eficácia dos
aplicativos utilizados na pesquisa devido às melhorias perceptíveis nos alunos com
Transtorno do Espectro Autista relatadas pelos participantes do estudo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA - UFPB