???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: GINIA KENIA MACHADO MAIA

2020-09-30 10:30:07.269

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GINIA KENIA MACHADO MAIA
DATA: 29/10/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL: um estudo de intervenção nas salas de recursos multifuncionais nas escolas do polo Centro do município de São Luís – MA
PALAVRAS-CHAVES: Sala de Recursos Multifuncionais. Deficiência Intelectual. Inclusão
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa que ora se apresenta versa sobre a temática: PRÁTICAS INCLUSIVA E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL: um estudo nas salas de recursos multifuncionais nas escolas do polo Centro do município de São Luís-MA, com objetivo principal de realizar intervenção educacional na Sala de Recursos Multifuncionais numa perspectiva inclusiva para alunos com Deficiência Intelectual com vistas a construção de um Guia de proposições educativas: a Deficiência Intelectual nas Salas de Recursos Multifuncionais para o polo Centro. A pesquisa caracterizou-se como de intervenção colaborativa, tendo como delimitação 5 (cinco) escolas do polo centro da cidade de São Luís – MA que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os sujeitos da pesquisa foram as 5 (cinco) professoras e 5 (cinco) responsáveis dos alunos com Deficiência Intelectual. Para encaminhar a intervenção colaborativa, seguimos os passos metodológicos para as análises e interpretações das entrevistas semiestruturadas direcionada aos sujeitos, a nossa análise se deu a partir dos eixos teórico-metodológicos materializados ao longo do estudo. As intervenções colaborativas, foram realizadas por meio das observações em sala de aula, sessões de estudo com as professoras e as entrevistas, todo esse trajeto metodológico nos levou a produção de um Guia de proposições educativas. Nesse processo de construção da dissertação, principalmente do produto, observamos que as professoras passaram a valorizar ainda mais o registro das atividades dos alunos, e a intensificarem as possibilidades de atividades/recursos pedagógicos numa mesma tarefa, por meio da ampliação da utilidade desse recurso, para desenvolver habilidades e competências das funções especificas do aluno com deficiência Intelectual. Evidenciamos ainda que muitos são os desafios no trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais com alunos DI, porém é notadamente visto por meio das falas dos responsáveis o reconhecimento e a valorização desses profissionais. Nas entrevistas com as professoras, percebemos os anseios e necessidades de acompanhamento pedagógico do trabalho que vem sendo realizado, e o desafio de lidar com as especificidades presentes na SRM. Em síntese, com a proposição do produto final pensado nesta dissertação, buscou-se contribuir com as práticas das professoras e a ampliação de possibilidades metodológicas para se trabalhar com o aluno com DI.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU

???fimConteudo???