Banca de DEFESA: RITA MARIA SOUSA FRANCO
2021-12-03 17:57:42.702
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA MARIA SOUSA FRANCO
DATA: 27/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: OS SABERES E FAZERES DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS: a sua importância na Formação continuada dos educadores da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Formação Continuada; Coordenação Pedagógica; Educação Infantil
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa analisou os saberes e fazeres dos coordenadores pedagógicos
a sua importância na formação continuada dos educadores da Educação Infantil. E
teve como objetivo geral analisar como os coordenadores pedagógicos da Educação
Infantil experienciam e tecem seus saberes e fazeres na formação continuada de
educadores da Educação Infantil a partir dos espaços formativos promovidos pela
SEMED, com vistas a construção de um caderno de orientação de formação
continuada. Os objetivos específicos foram: identificar as concepções teóricametodológicas
de formação dos coordenadores pedagógicos de Educação Infantil;
verificar como é desenvolvida a formação continuada de coordenadores e educadores
de Educação Infantil; construir em conjunto com os coordenadores que ministram as
formações um caderno de formação continuada pedagógica a fim de contribuir com o
trabalho dos coordenadores da Educação Infantil. Os nossos sujeitos da pesquisa
foram os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, que oferecem e são
responsáveis pela formação continuada desses docentes que atuam na Educação
Infantil. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Tardif (2012, 2014), Nóvoa
(2000, 2001), Alarcão (2005), Pimenta (1996, 1999, 2002), Launde (2013),
Schön (2000), Ariès (2011), Kuhlmann Júnior. (2011), Oliveira (2005), Kramer (2016),
A pesquisa foi desenvolvida com uma revisão de literatura, documental e tipo estado
da arte que teve como propósito de mapear e discutir a produção científica
desenvolvida sobre a formação continuada na Educação Infantil, na pesquisa da pós- graduação em educação considerando o recorte temporal (2009-2019), foram usados
instrumentos de produção e geração dos dados: entrevistas semiestruturadas,
formulário Google Forms e Google Meet. Os resultados encontrados na pesquisa nos
mostram a importância da formação continuada para a construção de uma boa prática.
Esperamos que a pesquisa possa servir de base para outras investigações, sobre a
temática estudada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES