Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL ALVES DE ANANIAS MEDEIROS
2022-03-30 17:18:05.782
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL ALVES DE ANANIAS MEDEIROS
DATA: 22/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: USO DE APLICATIVOS COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO, PARTICIPAÇÃO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOMETRIA PLANA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de matemática. Tecnologias digitais. Geometria plana.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investigará o uso de aplicativos digitais no processo de ensino e
aprendizagem de geometria plana na Unidade Integrada Municipal Francisca de Abreu, aos
alunos do 9º ano do Ensino fundamental, observando se esses recursos digitais podem
servir como instrumento de estímulo, participação e facilitação do ensino e aprendizagem
nessas aulas. O objetivo da pesquisa será fazer esta investigação e culminar com a
produção de um aplicativo digital que possa instrumentalizar alunos(as) e professores(as)
com conhecimentos que possibilitem com uso dessa ferramenta propiciar aulas de
geometria plana mais atrativas, participativas e com maior aproveitamento. A pesquisa tem
como pergunta norteadora: como a utilização de tecnologias digitais podem facilitar o ensino
e aprendizagem nas aulas de geometria plana no ensino da Matemática, direcionada ao 9º
do Ensino Fundamental? O trabalho se apresenta da seguinte forma, seção 1: Introdução,
onde será abordada a configuração teórica e metodológica da pesquisa, tais como:
justificativa do objeto a ser investigado, as indagações, os objetivos, as seções que
constituirão o texto e as possíveis contribuições da pesquisa para o campo acadêmico e
para a sociedade. Na seção 2: Alguns aspectos do contexto atual do Ensino e da
Aprendizagem Matemática no Brasil e Dificuldades em Geometria Plana, encontra-se o
início da fundamentação teórica onde tratamos sobre alguns aspectos do contexto atual do
ensino e aprendizagem da matemática no Brasil apontando alguns índices em nível de
Ensino fundamental (SAEB) e médio (PISA) de modo a situar o universo do ensino dessa
disciplina, assim como algumas dificuldades encontradas na aprendizagem da geometria
plana. Também nessa seção podemos encontrar tessituras a respeito da situação política
do ensino brasileiro. Além das subseções: 2.1 O Ensino e Aprendizagem da Geometria; 2.2
Tecnologias Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática; 2.3 O Uso de
Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Plana: Estado da Arte (subseção 2.3.1
Produções acadêmicas); 2.4 A prática pedagógica e o uso das tecnologias digitais. Já a
seção 3: Metodologia da Pesquisa e suas subseções, terá disposto o percurso por onde
perpassa todo a pesquisa, até chegar no resultado final. Além dessas seções teremos, o
plano de dissertação, cronograma e a referência. O método de procedimento da pesquisa a
ser adotado será o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos
do 9ª ano U do Ensino fundamental bem como o professor de matemática dessa turma. Os
instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, o questionário e a
entrevista. A análise e interpretação dos dados se dará por meio da Teoria dos Registros de
Representação Semiótica (TRRS), (Duval, 1993, 2007, 2013; Neres, 2010, 2016).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA