???iracessibilidade???

DISCENTE: ISRAEL ALVES DE ANANIAS MEDEIROS
DATA: 16/11/2022
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO PEDAGÓGICO DIRECIONADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e Aprendizagem. Tecnologias digitais. Geometria Plana.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investigou o uso de recursos tecnológicos digitais no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana,em uma escola da rede pública municipal localizada no Município de São João do Sóter – Ma. Com o objetivo de verificar se esses recursos tecnológicos digitais podem servir como instrumento de estímulo, participação e facilitação do ensino e aprendizagem. Culminando com a produção do aplicativo tecnológico digital Geotheke bem como seu manual, visando instrumentalizar alunos(as) e professor para uso dessa ferramenta em aulas de Geometria Plana,de forma a torná-las mais atrativas, participativas e com maior aproveitamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e utilizou-se como metodologia de procedimento o estudo de caso instrumental de natureza exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental e seu professor. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio dos instrumentos:a) questionário aplicado aos alunos de forma on-line e presencial no modelo hibrido; b)entrevista realizada com o professor ec) observações sistemáticas em atividades, que envolviam questões sobre geometria plana,aplicadas aos alunos. Para análise dos resultados usou-se como referencial Neres e Duval com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS).Os resultados da pesquisa indicam que os alunos apresentaram dificuldades em resolução de problemas de geometria.Entretanto, demonstraram rendimentos de aproximadamente 60% a partir da tecnologia utilizada. Além disso,observou-se que o ensino com a utilização dos recursos tecnológicos digitais produziu estimulo, participação e facilitação de aprendizagem, tornando as aulas mais atrativa.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA