???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO BRANDÃO ERICEIRA

2023-02-14 14:53:53.029

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO BRANDÃO ERICEIRA
DATA: 07/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: DILEMAS E PERSPECTIVAS A LUZ DA BNCC SOBRE O CONHECIMENTO DE PROFESSORES PEDAGOGOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO – SÃO LUÍS
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial e continuada, BNCC, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental Anos Iniciais.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a formação inicial e continuada dos professores pedagogos que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro ciclo de aprendizagem, 1° ao 3° anos. Elenca-se como objetivo geral investigar se, de fato, escola e salas de aulas são ambientes favoráveis à construção de conhecimento de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e se as práticas desenvolvidas pelos professores estão de acordo com as indicações da BNCC. A problemática será delineada a partir do seguinte questionamento: Qual a importância da formação inicial e continuada para o desenvolvimento profissional dos professores pedagogos que ensinam Matemática? O que vem sendo recomendado pela BNCC para o ensino de Matemática por parte dos professores e sua atitude vigilante e indagativa sobre o que os leva a tomar decisões sobre o “que” e o “como” fazer nas suas situações de ensino? Para qualificação do trabalho, a pesquisa já apresenta três seções teóricas, ainda em construção, e seções que tratam sobre a metodologia a ser adotada, assim como cronograma de execução e o plano da dissertação. Na parte teórica, da primeira seção, destacam-se a justificativa da escolha do objeto de pesquisa, a problemática e seus objetivos. Na segunda seção, aborda-se sobre o perfil, competências do professor que aprende e ensina Matemática, discutindo a sua importância no fazer de sala de aula. Na terceira questão, trata-se das orientações da BNCC sobre o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas aplicações. A metodologia a ser utilizada será uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Os instrumentos de coleta de dados, serão questionários, entrevistas e documentos oficiais (livro didático, matriz curricular, observações não participantes, plano de aula, plano anual, Projeto Político Pedagógico e atividades nos cadernos dos alunos), para análise e interpretação dos dados, serão utilizados gráficos, tabelas e quadros a partir da técnica da análise de conteúdo, para as questões e respostas quantitativas e qualitativas, assim como a corrente sociointerecionista do teórico Lev Semionovitch Vygotsky no que diz respeito ao adquirir conhecimento e consolidação da aprendizagem colaborativa. O produto da pesquisa será um Manual Pedagógico, tendo como referência as unidades temáticas propostas pela matriz curricular da BNCC. Elencam-se como foco: as expectativas de aprendizagem, com o objetivo de interagir com as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA

???fimConteudo???