???iracessibilidade???

DISCENTE: DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES
DATA: 16/03/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DEMETODOLOGIAS BILÍNGUES PARA ESTUDANTES SURDOS:uma proposta didático-pedagógica na Unidade Integrada Duque de Caxias
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Libras. Surdez.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa aborda a temática da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos, tendo como lócus a instituição Unidade Integrada Duque de Caxias, no município de São Luís/MA. O objetivo principal do trabalho é investigar sobre metodologias bilíngues no ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas para os docentes da escola pesquisada. Tem-se como fundamentos teóricos estudos relevantes à temática: Almeida (2020), Montoan (2015), Moura (2015), Honora (2014), Damázio (2007), Santana (2007), Quadros (2008), Carvalho (2005) e Goldfeld (2002). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi um estudo de caso, no que tange à abordagem metodológica. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Língua Portuguesa; dois coordenadores e um gestor geral. Os instrumentos de coleta de dados aplicados na proposta estão pautados na observação participante, nas entrevistas semiestruturadas e nos questionários. Os questionários, devido ao período pandêmico da Covid-19, foram aplicados por meio do aplicativo Google Forms. Os resultados mostram que as metodologias adotadas nas aulas de Língua Portuguesa são desenvolvidas dentro de um patamar ouvinte, o que significa que esses métodos não consideram o sujeito surdo como parte do processo línguístico das aulas, porém tal constatação é devido à falta de formação na área e de materiais acessiveis para que essa prática seja mais presente nas escolas. Por fim, o trabalho apresenta uma proposta de um produto educacional que servirá de incentivo às práticas bilíngues nas aulas de Língua Portuguesa na modalidade escrita.
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA