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Banca de DEFESA: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO

2023-02-17 11:40:49.32

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
DATA: 15/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: .LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil no município de São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Linguagem Escrita. Prática Discursiva.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil do município de São Luís/MA” desenvolvida no âmbito do Mestrado profissional (PPGEEB/UFMA) parte da seguinte questão problematizadora: Quais pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva discursiva podem subsidiar a organização do trabalho docente, relativo a apropriação da linguagem escrita por parte das crianças da Educação Infantil em uma instituição pública municipal de São LuísMA? Partindo de tal problematização o estudo tem por objetivo compreender o processo de apropriação da linguagem escrita de crianças na Educação Infantil, a partir dos pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem, no contexto de uma instituição da rede pública municipal de São Luís-MA com vistas à elaboração de um Caderno com recomendações e estratégias para subsidiar a organização do trabalho docente nessa etapa da educação básica. O objetivo apresentado nos direcionou para uma abordagem de pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da pesquisa do tipo colaborativa. A investigação foi realizada na UEB Jornalista Batista Matos, tendo como colaboradoras duas professoras da pré-escola. A entrevista semiestruturada, questionário e sessões reflexivas, contribuíram de forma significativa para a geração de dados. As interações ocorreram por meio de ferramentas digitais e aplicativos como Google Forms, WhatsApp e Meet. A análise dos dados foi realizada de forma reflexiva a partir da organização das grandes categorias teóricas e empíricas de estudo: concepção de criança, concepção de desenvolvimento e aprendizagem, concepção de Educação Infantil e concepção de linguagem. Os dados revelados no decorrer da investigação apresentaram indícios de uma prática educativa que, embora ainda insegura, transita para o campo discursivo. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de sustentação teórica sobre a escrita enquanto linguagem discursiva e interativa assim como de estudo sobre as concepções de criança, educação infantil, desenvolvimento e aprendizagem e escrita o que possibilitou a realização de um processo formativo reflexivo. A pesquisa foi finalizada com a materialização do produto educacional: Caderno dos Porquês: instrumento didático-metodológico investigativo em uma perspectiva discursiva para apropriação da linguagem escrita de crianças da Educação Infantil, contendo recomendações e estratégias de forma a subsidiar e/ou inspirar os professores na organização do trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil garantindo a interação verbal e a compreensão do verdadeiro sentido do ato de ler e escrever. Tal produto foi validado por uma das professoras colaboradoras que atestou o seu potencial de aplicabilidade. Concluise, portanto, que a partir da realização de uma pesquisa do tipo colaborativa, a professora foi mobilizada a pensar em outras maneiras de organizar as vivências das crianças com a cultura escrita e de perceber a importância dos enunciados infantis para a concretização dessas práticas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Externo à Instituição - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES - UFRN
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO

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