???iracessibilidade???

DISCENTE: ELISÂNGELA MORAES GONÇALVES
DATA: 30/03/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: contribuições pedagógicas aos docentes de Matemática do ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Docentes de matemática. Educação financeira. Tecnologias digitais.
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo contempla o uso das tecnologias digitais, articulado ao desenvolvimento da Educação Financeira, visando novas perspectivas didático-metodológicas aos docentes de Matemática do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades pedagógicas do uso das TDIC no ensino de Matemática pelos docentes de uma escola pública do município de São José de Ribamar – MA. A metodologia foi de natureza aplicada, de caráter exploratório, abordagem qualitativa, e teve como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O produto educacional foi um Guia didático-pedagógico sobre Educação Financeira com o uso de tecnologias digitais para professores de Matemática do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa demonstraram que a formação inicial dos docentes de Matemática influenciou na utilização das TDIC em suas aulas, sendo que a maioria as utiliza como metodologia de ensino, ainda que de maneira delimitada pelo uso do notebook, projetor de mídia, celular, para pesquisas na internet, e softwares comuns ao universo da Matemática, como é o GeoGebra; a escola dispõe de tecnologias digitais para o uso dos docentes; estes percebem o uso de TDIC como algo fácil, embora tenha sido relatado receio de errar na sua utilização por conta do que os alunos do Ensino Médio já sabem sobre as tecnologias digitais; trabalham Educação Financeira em suas aulas, mas não propriamente com o uso de TDIC; concebem esse tema transversal como propício à aplicação do conhecimento matemático, valorizando o cotidiano dos alunos para a sua construção; e destacam ser necessária a contextualização desse conhecimento para que o alunos do Ensino Médio tenham uma visão integrada da Matemática. Logo, conclui-se que o trabalho com temas transversais, como é a Educação Financeira, formação inicial como suporte para o docente de Matemática utilizar tecnologias digitais em suas aulas e valorização da realidade do aluno, são aspectos que legitimam as possibilidades pedagógicas do uso de TDIC no ensino de Matemática, contribuindo para melhor compreensão do conhecimento matemático pelos jovens do Ensino Médio.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA