???iracessibilidade???

DISCENTE: MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES
DATA: 21/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E ÀS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARÉ
PALAVRAS-CHAVES: Negacionismo Científico. Fake News. Ensino de Biologia. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: O negacionismo científico e as fake news são desafios a serem enfrentados nas escolas, nos ambientes de trabalho, em nossas casas, nas redes sociais e em todos os lugares em que são propagados. A presente dissertação trata do combate ao negacionismo científico e às fake news na perspectiva de professores de Biologia. O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades de combate ao negacionismo científico e às fake news na perspectiva de professores de Biologia da Escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, com vistas a produzir um guia digital com propostas pedagógicas que possam contribuir para o combate as inverdades e a negação da ciência no ambiente escolar e fora dele. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quanto à natureza como aplicada e do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa são professores que lecionam a disciplina de Biologia do ensino médio, 1º, 2º e 3º ano da escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no município de São Luís-MA. Os principais referenciais utilizados foram Ferrari (2018), Damiani (2013) e Campos (2020), além dos documentos da UNESCO: Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores (2013) e Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formação de políticas e estratégias (2016) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa encontra-se em fase de execução e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O presente trabalho sugere a utilização de um guia digital como material educacional para ajudar como um aliado ao combate ao negacionismo científico e às fake news, no sentido de que pode possibilitar a mediação por parte dos professores auxiliando seus alunos a refletir de maneira crítica assuntos polêmicos, checar os fatos e informações e a saber usar variadas tecnologias na construção e na aquisição do conhecimento.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS