???iracessibilidade???

DISCENTE: JOÃO OTÁVIO SILVA FERREIRA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE FRAÇÕES E SUAS OPERAÇÕES “A PARTIR” E “ATRAVÉS DA” RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma experiência com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino Fundamental. Ensino de Frações. Resolução de Problemas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os educadores brasileiros estão às voltas com a implantação de uma reforma curricular proposta pelo documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta o conjunto de competências e habilidades essenciais a todos os estudantes da Educação Básica. Dentre as habilidades a ser desenvolvida a BNCC recomenda fortemente que a Resolução de Problemas seja incorporada para o desenvolvimento dos conteúdos (objetos de conhecimento). Em nossa pesquisa, buscamos inseri-la no desenvolvimento dos conteúdos envolvendo as frações, com o objetivo de averiguar de que maneira a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas pode contribuir para a construção dos conceitos de Frações e de suas operações e, consequentemente para a aprendizagem dos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, a questão norteadora do presente estudo é: “Como estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, exploram os conceitos de frações e de suas operações na resolução de problemas matemáticos?” Trata-se de uma pesquisa, pois envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos nos contatos direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Além disso, as pesquisas qualitativas e destacam-se devido às características que identificam esse tipo de pesquisa desse tipo: a fonte dos dados é o ambiente natural; o pesquisador é o instrumento principal; apresenta caráter descritivo/analítico; valoriza muito o processo, e não apenas o resultado; e emprega enfoque indutivo. Para a coleta dos dados serão aplicados problemas envolvendo o conteúdo em estudo aos alunos do sexto ano por meio de uma sequência didática, momento em que serão utilizados três instrumentos de pesquisa: a observação participante que será realizada junto ao comportamento natural dos estudantes quando eles estiverem resolvendo os problemas que serão propostos e, também, no momento em que estiverem estavam discutindo em plenária sobre as resoluções apresentadas; o diário de campo onde serão registradas observações realizadas no momento em que os alunos estiverem resolvendo, discutindo e apresentando em plenária as resoluções dos problemas, e análise documental que será feita nos originais escritos (resolução dos problemas) entregues pelos estudantes e que ainda não receberam nenhum tratamento analítico.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA