???iracessibilidade???

DISCENTE: ALYSSON SANTOS LEITE
DATA: 03/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: um estudo com professores do ensino médio de uma unidade escolar pública do Estado do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; COVID-19; Aplicativos Digitais.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Projeto de Dissertação trata sobre TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. O estudo tem como objetivo geral verificar se com o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem os professores do ensino médio do curso de técnico em administração no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), situado no município de Bacabeira/MA, promoveriam aprendizagem com eficiência para os alunos. Na perspectiva de construir um Manual Pedagógico Físico e Digital para servir de suporte continuo aos docentes do curso de técnico em administração do IEMA Pleno Bacabeira – MA nas suas práticas pedagógicas. As principais fontes bibliográficas utilizadas no presente trabalho, foram: Anjos (2018), Burgess (2009), Delors (2003), Kenski (2010, 2012), Moran (1997), Rodrigues (2015), Vilaça e Araújo (2016). O nosso estudo está organizado em seis seções. A primeira seção que é a introdução, apresentamos o tema, os objetivos e um panorama geral do trabalho. A segunda seção tratará sobre a chegada e o desenvolvimento da COVID-19 no Brasil juntamente com o as medidas adotadas na educação pela população brasileira no seu combate. Na terceira seção abordaremos as ideias e conceitos sobre a tecnologia e sua utilização para a comunicação e informação, vigentes na atualidade, que está subdividida em seis seções, a saber: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Sites, aplicativos, plataformas e redes sociais empregadas na educação; Google Meet; WhatsApp; YouTube; Instagram. Na quarta seção falaremos sobre a metodologia, onde nossa pesquisa será um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa serão os professores do curso de técnico em Administração do IEMA Pleno Bacabeira – MA. Os instrumentos de coleta de dados serão: entrevistas, observação, e análise de documentos. As análises e interpretação dos dados serão feitas através de quadros, tabelas e fotografias. Além disso, subdividimos ela em duas seções: Caracterização do local da pesquisa; Descrição do produto. Na quinta seção apresentaremos o Plano de Dissertação, e por fim, na sexta seção apresentaremos o Cronograma das ações da pesquisa que pretendemos desenvolver.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR