???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL EM QUÍMICA: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento didático. Contextualização. Experimentação. Química. EJA.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre o planejamento do trabalho pedagógico na perspectiva da prática experimental em química. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as práticas experimentais contidas no planejamento das aulas contextualizadas dos professores de química da modalidade EJA, com vista a contribuir para um ensino de qualidade em escolas públicas do Ensino Médio da rede estadual de São Luís- MA. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Haddad e Di Pierro (2000), Menegolla e Sant’Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015) e Chizzoti (2014), dentre outros. O método de procedimento da pesquisa que estamos adotando é o Estudo de Caso. Os colaboradores da pesquisa são os(as) professores(as) que ministram a disciplina de química e atuam na primeira etapa da EJA nas escolas públicas do Ensino Médio da rede estadual de São Luís-MA. Os instrumentos de coleta de dados estão pautados na entrevista semiestruturada e na análise do plano de ensino anual. A análise e interpretação dos dados se dará por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo está organizado nas seguintes seções, a seguir. Na primeira seção apresenta-se uma breve fundamentação teórica sobre o tema proposto, a origem do interesse de investigação, a descrição do objeto de pesquisa, os questionamentos e os objetivos, que configuram o percurso teórico, metodológico e organizativo do texto dissertativo. Na segunda seção descreve-se aspectos históricos da Educação de Jovens e adultos no Brasil. Na terceira seção trata-se sobre concepções teóricas sobre planejamento didático, experimentação e contextualização no ensino de química. Na quarta seção apresenta-se a metodologia da pesquisa e a descrição do produto, que é um manual pedagógico de práticas experimentais contextualizadas. Na quinta seção, mostra-se os resultados e discussões parciais sobre a primeira etapa da pesquisa, que consiste na caracterização dos colaboradores das escolas estaduais que ofertam a modalidade EJA. Na sexta seção descreve-se o Plano da Dissertação, o qual contempla as etapas realizadas e ainda as que se pretende realizar no percurso desta pesquisa. Na sétima e última seção, apresenta-se o cronograma da pesquisa.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS