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Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONÍSIO LINDOSO DOURADO

2023-03-10 11:38:30.716

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIONÍSIO LINDOSO DOURADO
DATA: 03/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: as possibilidades de novas práticas pedagógicas através de um caderno de orientações didáticas
PALAVRAS-CHAVES: Currículo, Educação Profissional, Práticas Pedagógicas
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “O Currículo Integrado na Educação Profissional: as possibilidades de novas práticas pedagógicas através de um caderno de orientações didáticas”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Educação Básica, a partir do fato observado de que os professores e técnico-administrativos em educação que atuam nos lócus da pesquisa não dispõem de uma qualificação voltada para o trabalho com a integração curricular, apesar da elevada e sólida formação nas suas áreas de atuação. Para verificar esse fato empírico, traçamos como objetivo geral: analisar, do ponto de vista teórico e legal, como o currículo integrado tem sido desenvolvido nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico, considerando os impactos da formação dos professores nesse desenvolvimento. Tem por objetivos específicos: discutir os fundamentos teóricos e legais que envolvem a prática curricular no IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico; relacionar a atividade prática curricular com os resultados da educação ofertada pelo IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico; desenvolver um caderno de orientações didáticas interdisciplinar para os profissionais docentes e técnicos da Educação Básica que possa auxiliar no trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Seguimos as premissas metodológicas: natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de intervenção pedagógica. Utilizando como instrumentos de coleta de dados: entrevista, questionário, pesquisa bibliográfica, documental. Nos apoiando principalmente nas contribuições de Fonseca (1961), Cordão e Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) e Pereira (2019). Organizamos este trabalho em seis seções: a primeira é a Introdução com informações gerais sobre o trabalho e o percurso investigativo; a segunda seção trata da Educação Profissional no seu contexto histórico; a terceira seção trata da Integração Curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e os seus Núcleos Indissociáveis que é onde vamos discutir sobre temas e conceitos de trabalho, ciência, tecnologia, cultura. A quarta seção será dedicada à discussão sobre as Políticas Públicas de Formação de Professores. Na quinta está a Metodologia da Pesquisa, nessa seção tratamos dos instrumentos de geração de dados, da sistematização e apresentação dos dados gerados na pesquisa, das caracterizações dos lócus da pesquisa, dos sujeitos da pesquisa da proposta para a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do planejamento e do cronograma da pesquisa. A sexta seção é a conclusão, nela pretendemos trazer as nossas conclusões, nossos aprendizados e as possíveis contribuições acadêmicas para a Educação de forma ampla e o estudo do Currículo Integrado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio de forma mais específica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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