???iracessibilidade???

DISCENTE: CRISTIANE SILVA GONÇALVES
DATA: 23/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: BIBLIOTECA VIRTUAL COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UEB MUNICIPAL DRA.MARIA ALICE COUTINHO, SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Virtual. Ciências da Natureza. Anos finais do Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como está sendo utilizada a biblioteca física pelos professores de Ciências da Natureza, tendo em vista a construção de uma biblioteca virtual como recurso educacional para a área de Ciências da Natureza no contexto da UEB Dra.Maria Alice Coutinho de São Luís-MA. A pesquisa se inicia com um estudo teórico sobre a trajetória das bibliotecas apresentando leis e políticas públicas relacionadas à criação e funcionalidades das bibliotecas, além de apresentar vários exemplos de bibliotecas físicas das mais antigas até as atuais como as digitais e virtuais. Posteriormente, fez-se uma revisão sistemática de literatura em bases de dados como o Google Acadêmico, o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, BDTD e SCIELO dos estudos que abordam as Bibliotecas digitais e virtuais no Brasil e Portugal de 2011 a 2021. Prosseguimos discutindo sobre o desenvolvimento de bibliotecas digitais e virtuais, dialogamos sobre o ensino de Ciências da Natureza e as bibliotecas e como bibliotecário e o professor de Ciências da Natureza podem ser parceiros e mediadores no ensino e aprendizagem. Esta pesquisa está classificada quanto a finalidade como aplicada, pois, ela traz características de interesse prático, à realidade das escolas municipais maranhenses no que se refere ao uso das bibliotecas virtuais no Ensino Fundamental Anos finais, conforme propõem Lakatos e Marconi (2017) e GIL (2018). É qualitativa com base nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013) e pesquisa de estudo de caso, sendo realizada em uma escola pública municipal de São Luís-MA, a Unidade de Educação Básica Dra. Maria Alice Coutinho. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas com dois professores do Ensino Fundamental Anos finais e duas bibliotecárias da Semed. Os dados foram coletados para posterior análise conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e ao final será construído um protótipo de biblioteca Virtual contendo sugestões de livros, animações, jogos e simulações na área de Ciências da Natureza. Espera-se que este trabalho possa trazer contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o fazer pedagógico de professores de Ciências da Natureza.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES