???iracessibilidade???

DISCENTE: MELISSA LIMA DE SOUZA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) pública estadual em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação Bilingue. Formação de Professores. Saberes
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Projeto de Dissertação trata sobre A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) pública estadual em São Luís – MA. O estudo tem como objetivo geral o de compreender quais saberes constituem-se como fundamentais para subsidiar o processo de formação continuada de professores para atuar em escolas bilíngues em São Luís - MA, com vistas a elaboração de um e-book com trilhas formativas para orientar o processo de formação continuada de professores na escola investigada. As principais fontes bibliográficas utilizadas no presente trabalho, foram: Marcelino (2009, 2017), Leffa (1999), Moura (2010), Garcia (2009), Tardif (2012), Megale(2005, 2019,2020).O estudo está organizado nas seguintes seções, a seguir: na primeira seção, trazemos a introdução, a qual descrevemos a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção traçamos uma perspectiva histórica do conceito de bilinguismo desde as concepções monoglóssicas às heteroglóssicas, as quais nos vinculamos; na terceira seção discorremos sobre o fenômeno da educação bilingue no Brasil e apresentando os diversos modelos existentes em nosso país.; na quarta seção, tratamos da formação do professor, com duas subseções: a primeira traz um pouco da história da profissionalização da profissão, bem como aspectos da formação de professores com foco nas formações inicial e continuada. A segunda retrata mais especificamente elementos constituintes do professor que atua em contexto bilingue e seus desdobramentos nesse novo campo; na quinta seção tratamos da metodologia com cinco subseções que descrevem todos os passos metodológicos que pretendemos desenvolver na pesquisa; na sexta seção definimos o Plano da Dissertação, que descreve e explica todas as seções a partir do que pretendemos produzir para a dissertação do mestrado. Totalizamos sete seções com o cronograma da pesquisa.
Presidente - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA