???iracessibilidade???

DISCENTE: ANA PAULA DOS SANTOS SOARES
DATA: 05/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO MEET
TÍTULO: LGBTFOBIA E EDUCAÇÃO: um estudo sobre enfrentamentos a violência de gênero e sexual no Centro Educa Mais Maria Monica Vale
PALAVRAS-CHAVES: LGBTfobia, educação, gênero, sexualidade
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação, tem por objetivo geral investigar a relação LGBTfobia e Educação nos enfrentamentos às violências de gênero e sexual no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, situado no bairro Vinhais em São Luís - MA. A pesquisa está balizada na seguinte problemática: como as questões relacionadas às identidades de gênero e a orientação sexual estão sendo trabalhadas na escola, de forma a estimular a reflexão sobre o preconceito, a discriminação e contribuir para os enfrentamentos às violências de gênero e sexual? Os objetivos específicos buscam: Verificar como a escola tem trabalhado com essas temáticas; Averiguar como a inclusão das temáticas da diversidade pode contribuir para o enfrentamento às violências de gênero e sexual; Compreender como a escola tem articulado a formação continuada dos professores de forma a subsidiá-los no tratamento a essas questões e por últimos criar um produto, Podcast, de difusão e discussão sobre as temáticas da diversidade de gênero e sexual, com a participação de docentes, gestores e estudantes. A metodologia da pesquisa é de natureza aplicada, com o método de procedimento o estudo de caso, abordagem qualitativa, e tem como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Os sujeitos participantes são professores/as, gestores/as e estudantes da escola que integra a Rede Estadual de Educação em Tempo Integral do Maranhão. Teoricamente está amparada em autoras e autores pós-estruturalistas, que defendem uma concepção de desigualdades baseada nas relações de poder existentes na sociedade. A interpretação dos dados se dará por meio da análise de conteúdo.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS