???iracessibilidade???

DISCENTE: LUCIA TEREZA PINTO TUGEIRO
DATA: 31/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O CORPO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA: uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar
PALAVRAS-CHAVES: corpo; cultura; interdisciplinaridade; formação docente; intervenção pedagógica.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa versa sobre a intermediação do corpo como expressão da cultura em um diálogo interdisciplinar com as docentes de Arte, Educação Física e Língua Portuguesa do 3º ano médio, originando-se de inquietações frente à fragmentação e desvalorização ainda existentes, tanto nas compartimentações entre os conteúdos, como nas compreensões sobre o corpo no processo educativo. Tem como objetivo investigar o corpo como expressão da cultura no favorecimento da articulação entre as disciplinas curriculares envolvidas, por meio de um projeto interventivo interdisciplinar com suas respectivas docentes, no Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Luís-MA. O estudo é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, com enfoque histórico-cultural. Nas coletas de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com questões abertas e observações participantes com as educadoras envolvidas. O tratamento de dados será qualitativo e triangular, cujo campo de investigação será constituído com a descrição, análise de conteúdo (BARDIN,2002) e interpretação, que serão representados por quadros de respostas. Tem como interlocutores principais, sustentando a compreensão de corpo como expressão da cultura: Castellani Filho et al(2009), Freire(1991), Grando(2021), Nóbrega(2000; 2010; 2016), Sánchez(2011) e Souza (2005); permeando o entendimento sobre interdisciplinaridade: Etges(2011), Fazenda(2005;2013a; 2013b) e Japiassu(2006); dialogando com formação e saberes docentes: Imbernón(2011), Moraes(1996), Pimenta(1997) e Tardif(2014); refletindo a teoria histórico cultural e intervenção pedagógica respectivamente Freitas(2002;2009) e Damiani et al(2013); e sobre currículo: Goodson(1995), Lopes e Macedo(2002) e Silva(2002). O texto da pesquisa, ainda em construção, subdivide-se em cinco seções. Na primeira consta a revisão bibliográfica dos temas pesquisados, corpo, cultura, interdisciplinaridade e formação docente, sua problematização, assim como, os objetivos e expectativas da contribuição da pesquisa. A segunda seção divide-se em três subseções: na primeira, reflete-se o corpo que é morada do ser e é vida; na subseção dois, faz-se uma interlocução com o corpo na aquisição do conhecimento e como lugar da educação e na terceira, pontua-se o quanto a ação do corpo que ensina e aprende deve ser incentivada nas escolas e na formação docente. A terceira parte, divide-se em duas subseções, na primeira reflete-se sobre o corpo existencializado em convergência com a interdisciplinaridade e na segunda verifica-se as possibilidades da contextualização desse corpo no currículo. A quarta seção apresenta o percurso metodológico do estudo, apresentando o tipo, caracterização do local e sujeitos da pesquisa, instrumentos de coletas de dados, análise e interpretação, finalizando com o detalhamento do produto educacional “O Corpo como expressão da cultura: desafios e possibilidade de um diálogo interdisciplinar”, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), via plataforma Moodle 4.0, contendo o roteiro formativo implementado na intervenção pedagógica, para suporte, divulgação e futuras análises histórico-culturais, tanto na escola investigada, como nas instituições interessadas. A quinta discorre sobre a proposta do texto dissertativo. Na sexta seção consta o cronograma das atividades da pesquisa.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU