Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS
2023-03-20 16:12:58.995
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS
DATA: 27/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma proposta de práticas inclusivas para professores de Ciências na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de ensino de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa trata-se sobre o Ensino de Ciências para estudantes com
Transtorno do Espectro Autista: uma proposta de práticas inclusivas para
professores de Ciências na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de
ensino de São Luís. Nesta pesquisa buscamos entender como os professores
de Ciências têm atuado no ensino de alunos com TEA, uma vez que o Ensino
de Ciências apresenta particularidades conceituais que podem ser consideradas
um desafio para o ensino. Logo, compreender como essas especificidades são
apresentadas para os alunos com TEA é o ponto de partida para se contribuir
com a construção de propostas pedagógicas inclusivas de Ciências. Para esta
etapa da pesquisa, este trabalho está dividido em três seções principais: O
Ensino de Ciências na perspectiva inclusiva; o Transtorno do Espectro Autista
(TEA) e inclusão escolar e Propostas pedagógicas: uma alternativa para o
Ensino de Ciências e inclusão. Esta pesquisa tem o objetivo geral construir um
caderno de práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino de Ciências, visando
o ensino de estudantes com TEA, a partir de uma oficina com professores de
Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem uma
abordagem qualitativa, configurando-se como intervenção pedagógica. Os
participantes da pesquisa são professores titulares de Ciências que atuam nos
anos finais do Ensino fundamental. Para alcançar os objetivos propostos, os
participantes da pesquisa responderam entrevistas semiestruturadas e
participarão de uma oficina a fim de investigar como o Ensino de Ciências está
sendo trabalhado com estudantes com TEA e contribuir para a construção das
práticas pedagógicas do Ensino de Ciências. Para esta etapa da pesquisa, os
resultados parciais mostraram que os professores investigados não tiveram
formações relacionadas à educação inclusiva na sua formação inicial e tais
aspectos fazem parte de um processo histórico que foi mudando a partir dos
avanços legais das políticas sobre educação especial.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE