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Banca de DEFESA: RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO

2023-03-22 15:45:35.648

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO
DATA: 28/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: repercussões teórico-metodológicas para o fazer docente na Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural. Linguagem Escrita
PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Desenvolvemos esta pesquisa com base na seguinte questão problematizadora: a partir da Teoria Histórico-Cultural, quais pressupostos teórico-metodológicos podem contribuir para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a Linguagem Escrita? O objetivo geral, desse modo, foi: compreender, a partir da Teoria Histórico-Cultural, os pressupostos teórico-metodológicos que contribuem para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita, com vistas à elaboração do Caderno de Orientações Didáticas. Definimos como objetivos específicos: a) situar as concepções de criança e de seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento na Educação Infantil com base na perspectiva Histórico-Cultural; b) identificar as concepções das professoras colaboradoras da pesquisa sobre criança e seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento, de linguagem, de linguagem escrita e do processo de apropriação da Educação Infantil; c) averiguar quais atividades referentes à linguagem escrita são priorizadas nas situações de aprendizagem e se elas têm favorecido a construção das bases para sua apropriação; e d) elaborar orientações teórico-metodológicos, materializando-as no Caderno de Orientações Didáticas, para subsidiar práticas que envolvem a linguagem escrita, na última etapa da Educação Infantil, do CEI Aquarela, no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A fim de atingir os objetivos da pesquisa, elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa e como metodologia a pesquisa-ação do tipo colaborativa (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008). O processo de geração de dados aconteceu por meio da utilização da entrevista narrativa, da análise documental e sessões reflexivas. Tivemos como colaboradoras da pesquisa, duas professoras do Pré II e a Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Aquarela, escola situada no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. Adotamos como referenciais os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a partir das teorizações de Vigotski (1988; 1995; 2000; 2007; 2010); Lúria (1988; 2001); Leontiev (1978; 1988); Mello (2004; 2005; 2010), Bakhtin/Volochínov (2006); Geraldi (2000), dentre outros, utilizados na análise dos dados e nas sessões reflexivas. Os resultados apontam para a necessidade de serem constituídos espaços de formação que contemplem aspectos referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil, de modo a ampliar o olhar das/dos professoras/professores sobre algumas concepções, que por vezes se divergiram dos pressupostos assumidos nesta pesquisa. A partir dessa constatação, como resultado de um trabalho colaborativo, propomos um caderno de orientações teórico-metodológicas, para subsidiar a/o professora/o da Educação Infantil na organização das situações de aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo ao Programa - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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