???iracessibilidade???

DISCENTE: CLEANE MORAES DE SOUSA
DATA: 19/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS: contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Geografia. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Aprendizagem significativa
ÁREA: Educação
RESUMO: O projeto de dissertação aborda questões relativas à organização do trabalho pedagógico para o ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas apresentando a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia mobilizadora da aprendizagem significativa. Dessa forma partimos da seguinte questão problematizadora: como organizar o trabalho pedagógico de Geografia a partir das Metodologias Ativas – Aprendizagem Baseada em Projetos para promoção de uma aprendizagem significativa no contexto de instituições de Ensino Médio de Paço do Lumiar - MA? Nesse sentido, estabelecemos como objetivo geral: compreender quais pressupostos teóricos metodológicos pode subsidiar a organização do trabalho pedagógico para o ensino da Geografia, a partir das Metodologias Ativas - Aprendizagem Baseada em Projetos, com vistas à elaboração de um guia de orientações didático - metodológicas para o planejamento dos professores do Ensino Médio. A fim de atingir os objetivos a que nos propomos, elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa e terá como metodologia a pesquisa-ação do tipo colaborativa. Os instrumentos para geração de dados serão: a entrevista semiestruturada, a análise documental e sessões reflexivas. Teremos como colaboradoras da pesquisa, (02) dois professores(as) de Geografia do Centro Educar Mais Domingos Vieira Filho, escola de tempo integral da rede estadual localizada no município de Paço do Lumiar – MA. Perante o desenvolvimento da pesquisa, verificamos a importância do papel ativo do estudante no processo de ensino e aprendizagem, além disso, consideramos que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) contribui significativamente para o desenvolvimento de um saber contextualizado e autêntico, à medida que se estabelece a partir de uma situação problema vivenciada pelo estudante, permitindo-o investigar e propor uma solução ou um produto. Nesse sentindo, entendemos que a ABP é uma metodologia significativa para o ensino da Geografia, maximizando seus aspectos contextuais e favorecendo o desenvolvimento do componente curricular em uma perspectiva crítica.
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO