???iracessibilidade???

DISCENTE: FRANCISCO JOSÉ FERREIRA CARVALHO
DATA: 27/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: DIREITO INDÍGENA EM ESCOLAS GUAJAJARAS: uma proposta de formação continuada no Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori na Aldeia Juçaral, em Amarante do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: decolonilalidade; educação escolar indígena; direito Indígena; sociologia; formação de professoras(es).
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa investiga a Educação Escolar Indígena do Estado do Maranhão, baseada e fundamentada na Constituição de 1988, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº9.394/96), o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172), que garante aos povos originários uma educação específica e diferenciada. Garantindo uma educação bilingue e intercultural valorizando as tradições e ancestralidade dos povos indígenas. A investigação se direcionará pela recente criação do componente curricular Direito Indígena na educação escolar indígena do Estado do Maranhão, tendo como discussão os paradigmas pedagógicos na ótica da decolonialidade na construção de um currículo na escola indígena Guajajara Gianni Sartori na comunidade da aldeia Juçaral, localizada na região sudoeste do Estado do Maranhão, pertencente a terra indígena Arariboia no município de Amarante do Maranhão. Levantará a discussão sobre a interculturalidade na formação docente dos educadores indígenas como intervenção pedagógica aos conflitos curriculares que reproduzem ideias eurocêntricas, conflitos esses que não levam como contrapartida a ancestralidade indígena e sua visão de mundo. A presente pesquisa também apresenta o componente curricular da sociologia e como essa disciplina se apresenta e trabalha com os professores e alunos da educação indígena e sua contribuição ao Direito Indígena.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS