???iracessibilidade???

DISCENTE: ARLEIA GOMES DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 12/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O COENSINO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Intervenções Colaborativas para a Formação de Professores no CE Professor Nascimento de Morais
PALAVRAS-CHAVES: Coensino, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Educação Inclusiva, Formação de Professor
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação tem por objetivo investigar as ações relacionadas ao coensino com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, com vistas à construção de um E-book que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de ensino médio da Rede Estadual em São Luís-MA. Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada de acordo com a abordagem do problema, e caracterizada como qualitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma investigação definida como exploratória e descritiva que tratam de investigações com base em objetivos. Quantos aos procedimentos, caracteriza-se como participante do tipo intervenção. O local de investigação será o Centro de Ensino Professor Nascimento de Moraes, uma escola estadual no bairro Vinhais em São Luís-MA, terá como participantes na intervenção, os professores do ensino regular e o professor da sala de recurso. Os instrumentos para coleta de dados serão questionários e entrevistas semiestruturadas conforme a técnica de análise de conteúdo. Este projeto está organizado em seções, sendo que na introdução expõe-se a temática pesquisada, discute-se a relevância e a justificativa do objeto de estudo escolhido, situado nas questões problemas que direcionam aos objetivos pretendidos. Na próxima seção apresenta-se um referencial teórico sobre coensino, educação inclusiva de estudantes com TDI e formação de professor na perspectiva da educação inclusiva. Em seguida, serão apresentados a metodologia que delineará os passos a serem seguidos durante a pesquisa, o plano de dissertação descrevendo sobre como se dará o processo de intervenção para a concretização do produto (E-book), os resultados, a avaliação do processo e as discussões. Ao fim da intervenção será construído um Ebook, produto final da presente pesquisa, instrumento que sintetizará a relevância do estudo com contribuição teórica e prática com base no coensino para atuação de professores com os estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no ensino médio. Espera-se que esta pesquisa e seus resultados futuros possam trazer contribuições para a área de estudos da Educação Especial e Inclusiva, especificamente no que se refere ao coensino como apoio à formação de professores para atuar com estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO