???iracessibilidade???

DISCENTE: MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 09/05/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: A EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NA PRÁTICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Experimentação. Problematização. Argumentação científica.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação se propõe a tratar sobre a temática da experimentação problematizadora na prática docente como atividade promotora de argumentação cientifica no Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Ciências implementada nos anos finais do Ensino Fundamental pela lente do uso da estratégia da experimentação no contexto escolar. Pretende-se com a pesquisa construir como produto, um caderno pedagógico com algumas sugestões de práticas envolvendo a experimentação problematizadora para o ensino de ciências com as peculiaridades do município de Codó, Maranhão. O texto apresenta cinco seções direcionadas aos referenciais teóricos e metodológicos de que trata a temática da pesquisa. Nestas são enfatizados aspectos ligados ao ensino de ciências para formação cidadã, experimentação, argumentação científica, sob uma perspectiva investigativa e problematizadora que colaborem para a formação de sujeitos ativos capazes de discutir, explicar, relatar, e assim construir seu próprio conhecimento através da interação entre o pensar, o sentir e o fazer ciência, abordagens que podem ser exploradas a partir da prática experimental. A discussão traz sustentações bibliográficas de autores como: Oliveira (2010), Santos, (2007), Cachapuz et al. (2005); Chassot (2003), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), krasilchik (2000), Carvalho et al. (2009), Sasseron e Carvalho (2008), Jiménez-Aleixandre (2004). A seção, metodologia, descreve sobre os elementos da pesquisa e segue os preceitos de uma abordagem qualitativa. A técnica empregada, é classificada como estudo de caso, sustentada em Gil (2017), Bardin (2011), Marconi e Lakatos (2011). Os instrumentos de coletas de dados utilizados, entrevistas e questionários direcionados aos professores de ciências das escolas de ensino fundamental anos finais da cidade de Codó-MA, mediante convite e sinalização de aceite. A parte do Plano da Dissertação traz descritas as seções apresentadas e as que serão construídas após o processo do exame qualificação do mestrado. O cronograma apresenta descritas as fases que compõem a pesquisa. Também são apresentados alguns resultados preliminares.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA