???iracessibilidade???

DISCENTE: MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA
DATA: 09/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A IDENTIFICAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E AUTÔNOMOS: uma aplicação pedagógica fundamentada na Teoria da Estética da Recepção para o Ensino Médio da obra “O Cortiço”.
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos; Estética da Recepção; Literatura; Formação de leitores.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação objetiva identificar estereótipos na obra “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, com vistas a fomentar a formação de leitores críticos e autônomos com base nos estudos de Amossy (2022) sobre estereótipos e na Teoria da Estética da Recepção de Jauss (1994). Para Amossy (2022), os estereótipos são essenciais à construção dessa leitura, pois a significação de um texto depende, entre outros fatores, de uma representação discursiva que tenha relação com esquemas estereotipados, ou seja, com imagens culturais que possam ser reconhecidas pelo leitor. Acredita-se que o texto literário pode promover uma tomada de consciência do leitor levando-o a recompor como tela, por meio dos significados da obra, a realidade tal como ela é vivida, sem necessariamente ser vista. Neste sentido, a contribuição da Estética da Recepção é restaurar a dimensão histórica da obra, sua historicidade devidamente contextualizada com a visão de mundo do indivíduo, pois não desvincula a literatura da vida prática, sendo uma alternativa para o trabalho docente com textos literários em sala de aula na busca da formação do leitor e superação de suas expectativas, possibilitando que seja um sujeito ativo do processo. A escolha do romance “O Cortiço” possibilitará repensar questões sociais, em especial, os sujeitos sociais construídos a partir da realidade presente no texto, mas que permanecem de forma contínua na sociedade contemporânea em situações semelhantes, o que favorecerá a identificação dos estereótipos. Esta pesquisa se fundamenta nos estudos desenvolvidos por Candido (2000), Jauss (1994), Cosson (2010), Zilberman (2009), R. Cosson (2014), T. Colomer (2007), Amossy (2022), Jouve (2012), Zilberman (2004). A investigação se dará em uma escola pública de São Luís-MA, tendo como sujeitos investigados alunos e professores de Língua Portuguesa do 1° ano do Ensino Médio. Esta pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo de caso instrumental, de natureza aplicada. Tal estudo apontará para a relevância da aproximação da literatura à compreensão das demandas curriculares que se impõem em nível nacional no âmbito da aplicabilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para qualificar o ensino de literatura no Ensino Médio e contribuir para a formação de leitores proficientes nas diversas manifestações da língua que compõe a sociedade.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE