Banca de QUALIFICAÇÃO: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
2023-04-28 19:36:56.895
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
DATA: 25/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CAPOEIRA ANGOLA NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM
TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: uma proposta
interdisciplinar com foco na inteligência cinestésica para os anos finais do Ensino
Fundamental de uma escola de São Luís-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Capoeira Angola. Inteligências Múltiplas. Intervenção Pedagógica.
Educação Inclusiva. Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo investigar o ensino para
os estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual à luz da Teoria das
Inteligências Múltiplas, com o apoio do conteúdo da Capoeira Angola, por meio de
experiências cinestésicas, com o intuito de produzir um Caderno de Orientações
com Sequências Didáticas em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto,
realizaremos uma pesquisa de natureza aplicada exploratória cujo procedimento
adotado será do tipo intervenção pedagógica. Os participantes serão 2 (dois)
coordenadores pedagógicos, 2 (dois) professores de Educação Física e com 1 (uma)
professora da sala de recursos multifuncionais que atua no Atendimento
Educacional Especializado AEE, na escola UEB Ensino Fundamental Ministro
Mario Andreazza, que se localiza no bairro da Liberdade em São Luís do Maranhão.
Assim, identificaremos por meio de entrevista estruturada os conhecimentos que os
professores dispõem sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e do conteúdo da
Capoeira Angola; ainda, descreveremos como os professores planejam suas
práticas pedagógicas para ensinar conteúdos lógico-matemáticos aos estudantes
com transtorno do desenvolvimento intelectual, priorizando experiências cinestésicas
com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. Como produto da pesquisa visa-se a
produção de um caderno com didáticas metodológicas para o ensino dos estudante
com transtorno do desenvolvimento intelectual. Espera-se produzir uma cartilha ou
livro, que aborde planos de aula, testes de avaliação, métodos de ensino e
aprendizagem, tudo isso com base nos resultados coletados da pesquisa, os quais
possam contribuir com os professores que atuam com esses estudantes na adoção
de metodologias de ensino mais direcionadas às especificidades de aprendizagem
desse público
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA