???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: NANDO MARLEY LIMA PACHECO

2023-04-28 19:36:56.895

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
DATA: 25/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CAPOEIRA ANGOLA NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: uma proposta interdisciplinar com foco na inteligência cinestésica para os anos finais do Ensino Fundamental de uma escola de São Luís-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Capoeira Angola. Inteligências Múltiplas. Intervenção Pedagógica. Educação Inclusiva. Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo investigar o ensino para os estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, com o apoio do conteúdo da Capoeira Angola, por meio de experiências cinestésicas, com o intuito de produzir um Caderno de Orientações com Sequências Didáticas em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza aplicada exploratória cujo procedimento adotado será do tipo intervenção pedagógica. Os participantes serão 2 (dois) coordenadores pedagógicos, 2 (dois) professores de Educação Física e com 1 (uma) professora da sala de recursos multifuncionais que atua no Atendimento Educacional Especializado – AEE, na escola UEB Ensino Fundamental Ministro Mario Andreazza, que se localiza no bairro da Liberdade em São Luís do Maranhão. Assim, identificaremos por meio de entrevista estruturada os conhecimentos que os professores dispõem sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e do conteúdo da Capoeira Angola; ainda, descreveremos como os professores planejam suas práticas pedagógicas para ensinar conteúdos lógico-matemáticos aos estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual, priorizando experiências cinestésicas com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. Como produto da pesquisa visa-se a produção de um caderno com didáticas metodológicas para o ensino dos estudante com transtorno do desenvolvimento intelectual. Espera-se produzir uma cartilha ou livro, que aborde planos de aula, testes de avaliação, métodos de ensino e aprendizagem, tudo isso com base nos resultados coletados da pesquisa, os quais possam contribuir com os professores que atuam com esses estudantes na adoção de metodologias de ensino mais direcionadas às especificidades de aprendizagem desse público
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA

???fimConteudo???