???iracessibilidade???

DISCENTE: ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
DATA: 02/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA UNIDADE INTEGRADA MARIA JOSÉ SERRÃO NA CIDADE DE SÃO LUIS – MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Educação
RESUMO: A música na educação básica recentemente voltou a ser conteúdo obrigatório nas escolas de ensino fundamental e médio, com a aprovação da Lei n° 11.769, em 18 de agosto de 2008. Nisso, nos últimos vinte anos, pesquisadores, formadores e professores de música, mais uma diversidade de pessoas, envolvidas, de diferentes formas e a partir de diferentes perspectivas, vem desenvolvendo estudos sobre este tema. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras de educação infantil em uma escola da Rede Municipal da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Busca-se descrever as atividades musicais desenvolvidas pelos docentes nesse ambiente, e se eles possuem formação (inicial e continuada) em música, além de identificar os recursos disponíveis na escola para a realização das atividades musicais, bem como as necessidades dos educadores para desenvolver a educação musical na educação infantil, propondo, elaborar em conjunto com esses profissionais, um produto educacional. Como método de pesquisa, se utilizará a pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, de levantamento, descritiva, bibliográfica e de campo. A amostra será composta pelos professores atuantes na educação infantil da escola em questão. Como instrumento de coleta de dados, usar-se-á questionário, entrevista semiestruturada e o diagnóstico institucional da escola onde foi realizado o estudo. Para análise dos dados, se fará uso da Análise de Conteúdo apoiada na proposta de Bardin (2011), que prevê três fases fundamentais para esta análise: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados – inferência e interpretação. Em resultado da fase de campo, se confeccionará o produto educacional, uma série de oficinas com o título de “Vislumbrando novos horizontes, a importância da Educação Musical na Educação Infantil”. Tais oficinas visam possibilitar a elaboração de uma experiência com os docentes participantes. Como ressalta Afonso (2006) as oficinas são um espaço para pensar, sentir e agir. Este produto objetiva estruturar, em conjunto com os educadores participantes, uma proposta pedagógica, sobre a importância da educação musical para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas e sociais na primeira infância.
Presidente - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO