???iracessibilidade???

DISCENTE: HUGO VICTOR SILVA SANTOS
DATA: 12/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: Guia de Ações Didáticas e Metodológicas para as aulas de Educação Física no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos e brincadeiras. Educação Física. Lei 10.639/03. História e Cultura Africana.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo, cujo tema é JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFROBRASILEIRAS: Guia de Ações Didáticas e Metodológicas para as aulas de Educação Física no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental no Centro De Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho visa investigar sobre a educação para as relações étnicoraciais através da unidade temática brincadeiras e jogos na educação física, em uma escola da rede estadual no município de São José de Ribamar, com a finalidade de elaborar um Guia de Ações Didático e Metodológicas para efetivar a Lei Nº 10.639/03 na escola. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Dutra (2021), Ferreira (2018), Kishimoto (1994), Munanga (1996) e Pérez (2021). O método de procedimento da presente pesquisa será um estudo de caso acerca das dificuldades e invisibilidade da Educação Física no ensino de jogos e brincadeiras à luz da Lei 10.639/06. Os sujeitos da pesquisa serão direção, coordenação, professores de Educação Física e alunos. Os instrumentos de coleta de dados serão formados pela Observação, Entrevista e Aplicação de questionário com perguntas fechadas para perceber os principais desafios na utilização de jogos e brincadeiras africanas e afrobrasileiras no ensino do componente de Educação Física no Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho e como ocorre a inserção no ensino fundamental. A análise e interpretação dos dados dar-se-á por meio de quadro de respostas, gráficos, tabelas, imagens e vídeos de fontes históricas. Destaca-se ainda as seções da pesquisa que versa sobre: 1ª seção – Introdução; 2ª seção - Jogos e Brincadeiras Africanas e Afrobrasileiras no âmbito escolar; 3ª seção - Ensino da Cultura Africana e Afro-brasileira e a Educação Física: Legislação; 4ª seção - O brincar Afro-Maranhense para além do brinquedo: boneca Abayomi e Casemiro Coco na Educação Infantil; 5ª seção - Jogos E Brincadeiras Africanas E Afro-Brasileiras Nas Aulas De Educação Física No 8º E 9º Ano Do Ensino Fundamental No Centro De Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho: Metodologia Do Estudo, formado pelas subseções: Caracterização da escola/campo Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho; Sujeito da pesquisa; Local; Metodologia utilizada na pesquisa; Instrumentos de coleta de dados; Análise e interpretação dos dados; Produto da Pesquisa; na 6ª seção: Plano de dissertação, na qual descreverá as etapas para desenvolvimento da dissertação; e, por fim na 7ª seção será indicado o cronograma da pesquisa. A pesquisa está em fase de andamento e construção de instrumentos de coletas de dados na escola pesquisada.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES