???iracessibilidade???

DISCENTE: GIRLENE MIRANDA BAIMA
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IEMA PLENO RIO ANIL
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica; WhatsApp; Formação Continuada; Língua Portuguesa;Tecnologias Digitais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o uso do aplicativo WhatsApp como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Elenca-se como objetivo geral investigar a sua aplicabilidade por meio da elaboração de estratégias pedagógicas para os docentes em aulas de Língua Portuguesa. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: Como o aplicativo WhatsApp poderá ser utilizado como recurso didático para os docentes em aulas de Língua Portuguesa? A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários on-line realizados com Google Formulários. Para análise e interpretação dos dados, foram usados gráficos para as perguntas quantitativas e quadro de respostas para as perguntas qualitativas. O produto da pesquisa foi um E-book com estratégias pedagógicas para o uso do aplicativo WhatsApp em aulas de Língua Portuguesa, com o objetivo de integrar as tecnologias digitais de educação na prática pedagógica dos docentes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno Rio Anil. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que a prática pedagógica, por meio de estratégias metodológicas utilizando as tecnologias digitais, são importantes para o desenvolvimento de atividades que envolvam a colaboração e interação comunicativa. Apontam que o quadro docente possui boa qualificação profissional, pois participa sempre das formações continuadas promovidas pela instituição, mas há problemas de infraestrutura na escola, dificultando o desenvolvimento de atividades com as tecnologias digitais em sala de aula. Os resultados sinalizaram que o celular e o aplicativo WhatsApp oferecem vantagens como recurso didático, pelas possibilidades de produção e compartilhamento de informações e textos multimodais oferecidos nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, ainda há limitações quanto à dispersão dos estudantes e do uso inadequado desses recursos para fins não didáticos. Revelam, também, que frente às demandas educacionais e ao novo perfil do aluno, o professor precisa estar atualizado e assistido por uma estrutura adequada que lhe permita desenvolver suas competências digitais e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e criativo.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA