???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA

2023-05-25 17:09:07.333

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA
DATA: 29/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: Um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Camélia Costa Viveiros
PALAVRAS-CHAVES: metodologias ativas; peer instruction; tecnologias digitais; prática pedagógica; ensino fundamental.
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata acerca de Metodologias Ativas de aprendizagem, em específico a Peer Instruction (Aprendizagem por Pares), e a potencialidade da combinação desta com as Tecnologias Digitais, tendo como lócus a instituição Unidade de Educação Básica (UEB) Camélia Costa Viveiros, pertencente ao município de São Luís (MA). O interesse pela temática partiu da seguinte problemática: Quais as compreensões dos professores acerca das Metodologias Ativas, e em específico a Peer Instruction e a utilização de Tecnologias Digitais para a prática pedagógica? Por meio dessa indagação, surgiu o objetivo de pesquisa que se caracteriza por investigar as compreensões dos professores sobre Metodologias Ativas, especificamente a Peer Instruction, auxiliado por Tecnologias Digitais para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar os objetivos de pesquisa esta se deu de forma aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa colaborativa com os procedimentos pautados na pesquisa bibliográfica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada com quatro professores, além dos encontros formativos que possibilitaram obter mais informações dos sujeitos da pesquisa a partir das observações da pesquisadora. Os resultados foram estruturados em categorias e discutidos à luz do referencial teórico. Estes possibilitaram entender que a compreensão dos professores ainda carece de conhecimentos aprofundados acerca da temática, assim como o entendimento sobre a Peer Instruction como metodologia ativa. Assim como os recursos digitais ainda não é uma realidade, existindo uma necessidade formativa, acerca da utilização de metodologias ativas e tecnologias digitais. Mediante os dados coletados, pode-se estruturar o produto educacional em formato de e-book, que apresenta conceitos, ideias e orientações sobre a Peer Instruction em combinação com Tecnologias Digitais, para os professores aplicarem de acordo com suas necessidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - Marcos Alexandre de Melo Barros - UFPE

???fimConteudo???