???iracessibilidade???

DISCENTE: ALEXANDRE MAGNO BUHATEN BARBOSA
DATA: 15/06/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA (UEB) DO CENTRO DE SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial. Ensino de História. Centro Histórico de São Luís
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa trata da Educação Patrimonial em uma Unidade de Educação Básica (UEB) Alberto Pinheiro, situada no Centro Histórico de São Luís. Investiga se as professoras dos anos iniciais da Ensino Fundamental utilizam a Educação Patrimonial em suas práticas pedagógicas. Para qualificação do trabalho, a pesquisa apresenta três seções teóricas, ainda em construção, e seções que tratam sobre a metodologia a ser adotada, assim como o plano da dissertação e o cronograma das atividades desenvolvidas. A parte teórica, da primeira seção, destacam-se a justificativa da escolha do objeto de pesquisa, a problemática, os objetivos e relevância da temática. A segunda seção menciona o surgimento da educação patrimonial no ocidente, no Brasil e no Maranhão por meio da patrimonialização do centro de São Luís-MA. A terceira seção, desvenda-se os documentos oficiais, ou seja, as bases legais que versam sobre nosso objeto e o ensino de história. A quarta seção, sinaliza-se as estratégias para ensinar história por meio da Educação Patrimonial e demais tecnologias. A metodologia a ser utilizada será uma pesquisa do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados, serão observações, questionários e entrevistas. A seguir, na análise e interpretação dos dados, serão utilizados gráficos, tabelas e quadros de respostas. O produto, fruto da pesquisa, será um caderno pedagógico contendo estratégias para trabalhar educação patrimonial por meio da patrimonialização do centro de São Luís, destinado às professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no sentido de suscitar, nos estudantes, o interesse na preservação do patrimônio local.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE