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Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO HILUY HABIBE

2023-06-12 23:29:13.056

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO HILUY HABIBE
DATA: 03/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: O DIÁLOGO COMO VIA PEDAGÓGICA: uma proposta metodológica para o ensino de Filosofia para Crianças nos Anos Iniciais na perspectiva de Matthew Lipman.
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo; Pensar Filosófico; Mathew Lipman.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre o diálogo filosófico na perspectiva de Matthew Lipman como instrumento de mediação pedagógica tendo em vista o desenvolvimento das habilidades de pensamento, e de um pensar de ordem superior. Tece a seguinte problemática: Até que ponto o diálogo filosófico oportuniza o desenvolvimento do pensar filosófico nas crianças do 5º ano do Ensino Fundamental? Para responder a esta problemática, elaboramos o seguinte objetivo geral: analisar de que forma o diálogo filosófico na perspectiva de Matthew Lipman oportuniza o desenvolvimento do pensar filosófico nas crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Pedro Marcosini Bertol e na UEB Luís Serra com vistas a elaboração de um caderno de orientações de orientação para o pensar filosófico. Para atingir esse objetivo geral, os objetivos específicos percorridos serão: Identificar como o diálogo pode oportunizar o desenvolvimento do pensar filosófico contribuindo para a prática pedagógica dos docentes da UEB Pedro Marcosini Bertol e da UEB Luís Serra; Verificar as orientações metodológicas produzidas à luz da teoria de Matthew Lipman para a construção do pensar filosófico na prática docente da UEB Pedro Marcosini Bertol e da UEB Luís Serra; Elaborar um caderno com orientações filosóficas que possa atender à proposta pedagógica e filosófica de Matthew Lipman nos Anos Iniciais, por meio de oficinas filosóficas a partir da teoria de Matthew Lipman, em parceria com os professores. Apresenta como sujeitos professores do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís. Será uma pesquisa com enfoque qualitativo que possui um caráter de intervenção pedagógica. Como instrumentos de geração de dados utilizaremos os questionários e entrevistas. A interpretação dos dados será realizada por meio da análise das respostas dos participantes, dispostas através de gráficos, tabelas e descrições das suas escritas e falas, portanto, decodificaremos esses dados em uma análise crítico-reflexiva e interpretativa, embasada nos teóricos que fundamentam essa pesquisa. Esta pesquisa será materializada através de um caderno com orientações metodológicas no qual pretende-se fornecer subsídios teóricos e práticos para que os professores possam trabalhar a metodologia que irá ser empregada na pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 2583558 - THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIREDO LOPES

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