???iracessibilidade???

DISCENTE: FABIO GIOVANNI CARVALHO SANTOS
DATA: 14/07/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CULTURA MAKER E ENSINO DE FÍSICA: potencializando a aprendizagem da Física em uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino em São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Maker. Ensino de Física. Aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste projeto apresenta-se os conceitos e princípios da Cultura Maker e sua relação com a educação incentivada com metodologias de ensino contemporâneas. O objetivo da pesquisa é, após a compreensão dessa relação, investigar as potencialidades da aplicação das premissas da cultura maker no ensino de Física no ensino médio em uma escola pública de tempo integral da rede estadual de educação em São Luís, visando facilitar a aprendizagem dos alunos. Como local de pesquisa, foi escolhido de forma aleatória, o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, escola da rede pública de ensino em São Luís, pois oferece o ensino médio em tempo integral. A escolha se justifica pelo fato de tal oferta de ensino apresentar maior flexibilidade de tempo e diversidade de atividades, podendo facilitar o ensino e aprendizagem por meio da cultura maker. A pesquisa trata do referencial teórico sobre a Cultura Maker e do ensino e aprendizagem de Física. Inicialmente foi realizado um estudo das teorias relacionadas à cultura maker e depois sobre o cenário de aprendizagem da Física no ensino médio, tendo por referencial a BNCC. Utilizou-se a BDTD e o Google Acadêmico como base de dados para a pesquisa de estudos sobre cultura maker. Trata-se de pesquisa qualitativa de intervenção, na qual os sujeitos da pesquisa serão os alunos da 1ª série do ensino médio da escola citada e o respectivo professor do componente curricular Física. Os instrumentos de coleta de dados serão: questionário, entrevistas e observação participante. As análises e interpretação dos dados serão feitas por meio de quadros, tabelas e fotografias. O tema da pesquisa aponta para uma metodologia inovadora, com real potencial de revelar práticas pedagógicas capazes de incrementar significativamente, em princípio as aulas de Física, mas como um todo, à melhoria da qualidade de aprendizagem e ensino.
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA