???iracessibilidade???

DISCENTE: FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
DATA: 13/07/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grosso
PALAVRAS-CHAVES: : Metodologias Ativas. Abordagem Baseada em Projetos. Ensino de Biologia. Aprendizagem Significativa. Formação de Professores.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata de um estudo com professores do ensino médio sobre a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Biologia, realizado em uma escola estadual de São Luís. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com estratégias aos professores com recursos de ensino-aprendizagem focado na construção de soluções para problemas (ABP) contextualizados de acordo com situações reais a serem vivenciadas por alunos quanto à adoção do uso do método de ensino de Biologia do Ensino Médio, nessa perspectiva será elaborado um Manual Pedagógico sobre metodologias ativas que poderá contribuir com os professores no planejamento e aplicação das aulas. O desenvolvimento desta pesquisa tem como ponto de partida a seguinte questão norteadora: será que a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) contribui para professores alcançarem melhores resultados no desenvolvimento da aprendizagem do ensino médio para a disciplina de Biologia? Ao longo do estudo, foram utilizados como aporte teórico autores como: Moran e Bacich (2018), Moran (2012), Larmer, Mergendoller e Boss (2015), Koswoski (2022), Furlani e Oliveira (2018), Feitosa (2020), Diesel, Baldez e Martins (2017), Bender (2014); Bacich e Moran (2018), Barbosa e Moura (2013), entre outros. A estrutura desta pesquisa encontra-se configurada nas seguintes seções: a primeira seção trata da parte introdutória, objetivos, justificativa e apresentação da problemática. A segunda seção aborda as inovações e metodologias ativas na educação e no ensino de Biologia, apresentando as transformações na sociedade, inovações pedagógicas, metodologias ativas, principais modelos ativos e inovações metodológicas no ensino de Biologia. A terceira seção destinou-se para metodologia baseada em projetos, apontando conceito, origem, estruturação do modelo, vantagens e desvantagens, e resultados de estudos na educação básica. A quarta seção apresenta a metodologia deste trabalho, como o tipo de estudo, participantes, local, instrumentos, fases do estudo e análise de dados. Assim, o método utilizado foi uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória do tipo intervenção.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR