Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
2023-06-28 11:42:04.209
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
DATA: 13/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato
Grosso
PALAVRAS-CHAVES: : Metodologias Ativas. Abordagem Baseada em Projetos. Ensino de Biologia. Aprendizagem Significativa. Formação de Professores.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata de um estudo com professores do ensino
médio sobre a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de
Biologia, realizado em uma escola estadual de São Luís. O objetivo geral da pesquisa
é contribuir com estratégias aos professores com recursos de ensino-aprendizagem
focado na construção de soluções para problemas (ABP) contextualizados de acordo
com situações reais a serem vivenciadas por alunos quanto à adoção do uso do
método de ensino de Biologia do Ensino Médio, nessa perspectiva será elaborado um
Manual Pedagógico sobre metodologias ativas que poderá contribuir com os
professores no planejamento e aplicação das aulas. O desenvolvimento desta
pesquisa tem como ponto de partida a seguinte questão norteadora: será que a
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) contribui para professores alcançarem
melhores resultados no desenvolvimento da aprendizagem do ensino médio para a
disciplina de Biologia? Ao longo do estudo, foram utilizados como aporte teórico
autores como: Moran e Bacich (2018), Moran (2012), Larmer, Mergendoller e Boss
(2015), Koswoski (2022), Furlani e Oliveira (2018), Feitosa (2020), Diesel, Baldez e
Martins (2017), Bender (2014); Bacich e Moran (2018), Barbosa e Moura (2013), entre
outros. A estrutura desta pesquisa encontra-se configurada nas seguintes seções: a
primeira seção trata da parte introdutória, objetivos, justificativa e apresentação da
problemática. A segunda seção aborda as inovações e metodologias ativas na
educação e no ensino de Biologia, apresentando as transformações na sociedade,
inovações pedagógicas, metodologias ativas, principais modelos ativos e inovações
metodológicas no ensino de Biologia. A terceira seção destinou-se para metodologia
baseada em projetos, apontando conceito, origem, estruturação do modelo,
vantagens e desvantagens, e resultados de estudos na educação básica. A quarta
seção apresenta a metodologia deste trabalho, como o tipo de estudo, participantes,
local, instrumentos, fases do estudo e análise de dados. Assim, o método utilizado foi
uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória do tipo
intervenção.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS